RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Centro Escolar do Marco (Soure)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A investigação sobre o tema começou com uma análise da quantidade de canetas que se gastavam e que eram colocadas no lixo. Para isso, os alunos conduziram uma pesquisa na escola, recolhendo dados sobre o o uso deste tipo de materiais nas diferentes turmas.
Além disso, os alunos pesquisaram sobre os impactos ambientais do desperdício de material escolar e as melhores práticas para a reciclagem e reutilização desses materiais.
Os alunos estiveram ativamente envolvidos em todas as etapas do projeto. Divididos em grupos, participaram na pesquisa, na recolha de dados, no planeamento e na execução do projeto.
Outros alunos encarregaram-se da campanha de sensibilização, criando o cartaz, sobre a importância da reutilização e reciclagem dos marcadores e canetas.
Foi feita a publicação na página da escola l para alcançar pais e a comunidade escolar em geral.
A Return Box foi estrategicamente colocada na entrada principal da escola, um local apelativo e visível. Isso garantiu que a Brigada de resíduos tivesse fácil acesso para depositar as canetas, marcadores, esferográficas que desejavam reciclar ou reutilizar. Além disso, foi instalado um painel informativo ao lado da caixa, explicando o projeto.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: