RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio "Return Box" foi divulgado pelas turmas da escola, a partir do Clube Eco-Escola, que junta representantes de todas as turmas, reúne uma vez por semana e trata, de uma forma lúdica e dialogante, os assuntos relativos à aquisição de competências em cidadania ambiental.
Iniciámos a partir da investigação de como se podem e devem realizar recolhas diferenciadas de certos materiais porque são ligeiramente diferentes de outros, mesmo que sejam da mesma matéria, como as canetas que são tubos de plástico e têm tampas parecidas com muitas outras tampinhas, amas que, por conterem tinta no seu interior devem ser tratadas como resíduos diferentes dos plásticos das embalagens.
Com a ajuda do vídeo da apresentação do desafio percebemos como podemos atuar e, seguidamente, desafiámos todas as turmas a apresentar, pelo menos, um trabalho coletivo, que apelasse para a recolhas das canetas.
O clube escola também recolheu os trabalhos e escolheu aquele que foi afixado no exterior da sala dos professores, para lembrar que no seu interior existe um lugar próprio para a recolhas das canetas de quadro e outras.
Foi selecionado o cartaz da turma 1.AA
Como não recebemos a "Return Box" por, aparentemente, a empresa distribuidora não ter encontrado o destinatário não temos essa imagem, contudo fazemos a recolha numa embalagem funcional, arrumada e substituída, quando cheia.
Esperamos que no próximo ano seja entregue essa missão a uma empresa que, pelo menos, tente.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: