RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este é o cartaz escolhido pela nossa escola para informar a comunidade educativa da existência da "Return Box" junto da papelaria. É um cartaz que chama a atenção dos visualizadores pelo grafismo e cor. É bastante apelativo para a faixa etária em questão e sensibiliza para a sustentabilidade na medida em que, no centro do cartaz surge a "Return Box" com todo o seu esplendor, projetada do símbolo da Política dos 3 R’s e apresenta, também, como slogan ”Recicla a tua caneta, protege o planeta”.
O desafio Edding “Return box” foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas. Cada Eco-delegado divulgou junto da sua turma o cartaz e a existência da Return box junto da papelaria.
Os alunos foram desafiados, sob a orientação da professora Coordenadora do Programa Eco-Escolas, para a elaboração de um cartaz que informe toda a comunidade escolar sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores e canetas em fim de vida e que sensibilize para a sustentabilidade.
Como ponto de partida os alunos visualizaram o vídeo de apresentação do desafio Edding 2023-2024 e o vídeo sobre a sustentabilidade na Edding. Pesquisaram e refletiram sobre os impactos causados pela compra, utilização, desperdício de marcadores e, como se deve ter em atenção a compra de marcadores e canetas produzidos de forma sustentável.
Foram realizados cerca de vinte cartazes, sendo este o cartaz vencedor.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: