RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto foi apresentado à turma B do 3.º ano do Jardim-Escola João de Deus de Leiria através da visualização do vídeo de divulgação do concurso disponível na página Eco-Escolas. Depois de compreendido o objetivo da atividade e a importância da recolha dos marcadores montámos a caixa recebida e analisámos o cartaz que a acompanhava. De seguida foi discutido em grande grupo que elementos deveriam ser incluídos no cartaz, as regras para a sua construção e foi criado o slogan.
Os alunos organizaram-se em pares e cada grupo elaborou um cartaz que, posteriormente, apresentou à turma, depois da apresentação de todos os cartazes foi realizada uma votação para eleger o cartaz final.
Terminado o processo de criação do cartaz passámos à fase de divulgação e sensibilização dos restantes elementos da escola. Os Eco-Repórteres visitaram todas as salas de aula e apresentaram a Return Box, o seu objetivo e indicaram o local onde os alunos se deveriam dirigir para colocar os marcadores fazendo uma apelo para a adesão de todos à iniciativa.
A caixa Return Box e o cartaz foram colocados no corredor do 1.º Ciclo, perto da sala da turma que participa no projeto para que os alunos responsáveis possam verificar com regularidade o cumprimento das regras.
O cartaz de divulgação da iniciativa foi também colocado na entrada da escola para dar conhecimento à restante comunidade escolar da iniciativa de recolha de marcadores usados.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: