RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB de Fareja (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A realização deste desafio iniciou-se com a visualização dos vídeos propostos. As 3 turmas da escola concordaram que o desafio era uma mais-valia, uma vez que ainda não efetuávamos a recolha seletiva deste tipo de materiais que, no entanto, são dos mais consumidos nas escolas. Foi interessante para alunos e professores compreender para além de se recarregarem os marcadores utilizados em sala , é possível dar-lhes uma nova vida. Assim que recebemos a Return Box foi só pôr mãos à obra, a caixa passou por todas as salas e o apelo à recolha foi efetuado pelos próprios alunos. As famílias também foram envolvidas neste processo e, quase todos os dias alguma criança coloca um novo material riscador na caixa. A return box e o cartaz que a acompanhava foram colocados no hall de entrada da escola, numa posição bem visível. O cartaz elaborado para o desafio foi construído nas aulas de Oferta Complementar, através da aplicação Canva que os alunos têm vindo a explorar. Depois de impresso teve ainda uns apontamentos de pintura por parte de alguns alunos e foi colocado na porta de entrada da escola, onde todos os podem observar. O mesmo cartaz foi replicado e colocado no placard onde se colocam todas as informações do Eco-Escolas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: