RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB da Alumieira (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Dentro da nossa sala fazemos diariamente reciclagem, mas as canetas do quadro branco não tinham uma solução obvia, por isso criámos o nosso próprio depósito! Quando este projeto surgiu foi proposto na reunião quinzenal, o Conselho de Cooperação Educativo.
Os alunos ficaram entusiasmados por resolverem um problema que tinha surgido na nossa sala, o que fazer com as canetas gastas do quadro branco?
A personagem principal do nosso cartaz foi selecionada através de uma ficha de matemática, onde revimos o tema Dados. Os alunos para além de relembrarem vários conteúdos, escolheram o sublinhador como personagem principal do cartaz, pois foi a moda da resposta da turma.
Uma vez que os alunos da turma estão no 4.º ano e aprendem inglês um deles fez um comentário “O nome da marca é parecido com a palavra “ending” e isso é o que realmente acontece aos marcadores”. O grupo turma achou a ideia divertida e foi assim que o título/slogam foi criado. Posteriormente, surgiu a ideia de que o sublinhador deveria “falar”, como se fosse uma personagem de BD. Mais uma vez o grupo partilhou ideias e, as mais divertidas, foram as selecionadas.
A personagem principal foi criada com material reciclado: cartão/ restos de papeis e em “3D”. Os alunos decalcaram as peças que a iriam formar, recortaram, pintaram, colaram, desenharam e fizeram a sua montagem. Na montagem, entre cada camada existem pedaços de cartão para dar a sensação do 3D.
A ideia de 3D ganhou adeptos, por isso os balões de fala do sublinhador bem como a caixa da Edding também ganharam vida e parecem saem do papel.
Utilizamos cores que os alunos acharam mais chamativas, desde as tintas ao papel.
Todos ajudaram! Mas, selecionamos os nossos artistas desenhadores para fazerem o rosto e os membros da nossa personagem principal e os que possuem a caligrafia mais bonita foram selecionados para registar as mensagens do cartaz.
Por fim decoramos o rebordo branco com “confettis” (pintas coloridas de marcadores), pois todos estávamos felizes com o resultado do nosso cartaz e por finalmente termos uma solução para os marcadores velhos.
O grupo de alunos apresentou o cartaz nas diferentes turmas e explicou a iniciativa. Depois colocamos o cartaz e a Caixa Edding na entrada principal da escola para que todos possam colaborar na campanha.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Localização do cartaz Return Box na EB da Alumieira