RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Externato da Quintinha (Loures)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Memoria descritiva
Numa fase inicial, as professoras e educadoras explicaram às crianças o presente projeto” Return Box - Desafio Edding 2023-2024 . Promovemos a sensibilização ambiental e incentivámos as crianças a desenvolverem a sua originalidade e criatividade através de práticas educativas. Para além de estimular a criatividade, este desafio também permitiu que as crianças compreendessem melhor o impato das suas ações no planeta e a importância de adotarem comportamentos mais amigos do ambiente.
Metodologia: As crianças do Jardim de infância e 1º C iclo, tiveram a oportunidade de expressar as suas ideias e opiniões sobre como o cartaz deveria ser. Juntos, escolheram as cores, os desenhos e as mensagens que consideraram mais importantes para transmitir a importância da reciclagem e da proteção do nosso planeta. Posteriormente, as crianças do 1º ciclo e Jardim de Infância participaram na pintura, recorte, colagem e palavras escritas no cartaz. Além do cartaz principal, as crianças manifestaram interesse em realizar mais dois cartazes para colocar junto do mesmo.
Após estar feito, discutimos em conjunto o melhor local para colocar o nosso cartaz, de forma a garantir que todos na escola possam vê-lo e ser inspirados a utilizar a "Return Box". Decidimos colocá-lo na entrada principal da escola, onde as crianças, professores, e visitantes poderão ver e refletir sobre a importância deste gesto ecológico. Divulgámos também “Return Box”, através da rede social da instituição Facebook e aplicações internas para os encarregados de educação.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: