RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Memória descritiva
O trabalho, realizado pelos alunos das turmas do 3.º ano da Escola Básica nr.º1 de Ribeirão, apresenta um título bastante sugestivo " Se nós aprendermos a reciclar... O nosso Planeta vai melhorar! ". Contém mensagens apelativas que explicam o objetivo da "Return box" e incentivam à reciclagem dos marcadores usados, para preservarmos o nosso Planeta (estas mensagens estão inseridas em desenhos representativos dos marcadores). Inclui uma imagem da "Return box" (à direita) e, à esquerda, temos uma imagem que representa o Planeta Terra que precisamos de proteger com estas pequenas, mas valiosas atitudes individuais. No lado direito, encontra-se também uma imagem representativa das crianças, pois é desde tenra idade que se devem criar hábitos ecológicos, para que, no Futuro, se tornem adultos com boas práticas de Cidadania bem interiorizadas, em termos ambientais.
A investigação sobre o tema foi realizada através de pesquisa na Internet, visualização de vídeos e realização de debates, na sala de aula, acerca da temática explorada. Os alunos envolveram-se ativamente na pesquisa de informação e divulgaram a "Return box", na escola, através de visitas às outras turmas, transmitindo informação, bem como através da entrega de mensagens de incentivo ao uso da "Return box". Agiram com consciência e sensibilidade, colocando os marcadores usados na "Return box".
A "Return box" foi colocada na entrada que dá acesso à biblioteca da escola, de forma bem visível e acessível a todos os alunos/professores.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: