RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto “Return Box” é uma iniciativa da edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, que visa sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem de marcadores usados e a utilização de produtos sustentáveis. Os alunos foram desafiados a criar um cartaz informativo para promover a "Return Box" na escola, destacando a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente.
Os alunos envolveram-se em diversas atividades para compreender o tema da sustentabilidade e reciclagem, e usando os tablets e computadores, pesquisaram sobre os impactos ambientais dos produtos de escrita descartáveis e a importância da reciclagem.
Sob a orientação da professora, os alunos discutiram as informações encontradas e partilharam ideias sobre como poderiam promover a reciclagem na escola, discutiram e escolheram o slogan "Recicla e Renova com a Return Box! Faz a diferença na tua escola", selecionando as imagens que representassem a iniciativa, para a concretização do cartaz.
Para garantir que toda a comunidade escolar fosse conhecedora da “Return Box” e de seu propósito, os alunos apresentaram o cartaz e explicaram a importância da reciclagem de marcadores usados, explicando sobre o processo e os benefícios da reciclagem para o meio ambiente.
A "Return Box" foi colocada na biblioteca e esse local foi escolhido para garantir que todos os alunos, professores e funcionários vejam a caixa diariamente e se lembrem de trazer os marcadores usados para reciclagem.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: