RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB1/JI de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O Desafio Return Box foi inicialmente dado a conhecer no 2º Conselho Eco-Escolas aos alunos conselheiros, no qual estão representados um elemento de cada turma/sala de todas as turmas do 1º Ciclo e Pré-Escolar, por forma a divulgar uma das muitas iniciativas no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Aquando a chegada da caixa e cartaz enviados pela ABAAE, ambos, caixa e cartaz foram afixados no átrio de entrada da Escola, de forma a ficar visível por todos na comunidade escolar.
Quanto ao desafio da elaboração do cartaz, a turma do 4.º L propôs-se a realizá-lo. Inicialmente, a turma visualizou os vídeos propostos na página da ABAAE, bem como, o regulamento do desafio foi projetado e lido em atividade coletiva de turma. Os alunos compreenderam a importância da reciclagem destes resíduos e no valor que a Return Box representava para na gestão dos mesmos. Nas aulas de oferta complementar – “Crescer em Cidadania”, onde também são realizadas atividades no âmbito da capacitação digital, os alunos foram desafiados a: debateram o “slogan”; como elaborarem um cartaz apelativo; que mensagens importantes deveriam inserir e/ou formas de apelarem à recolha; e como elaborar o cartaz indicando os materiais necessários. Os alunos optaram por escrever no computador, com a ajuda da professora, mas com letras que pudessem decorar, recortaram-nas e colaram no cartaz, não esquecendo os elementos fundamentais a imagem da caixa Return Box.
O cartaz informativo foi colocado à entrada da escola no átrio principal e os alunos passaram a informação à escola, quer para a leitura do cartaz, quer para a colocação destes resíduos na Return Box. A informação foi divulgada através dos alunos, através da solicitação às professoras para enviarem mensagem aos respetivos Encarregados de Educação. Toda a escola contribuiu e passou a colocar lá as canetas usadas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: