RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A reciclagem dos marcadores de quadro utilizados na sala é já um hábito vem enraizado nos alunos da nossa escola uma vez que já é posta em prática desde anos anteriores. Este ano, com a Return Box, esta iniciativa ganhou um novo significado e alargamos a atividade aos marcadores utilizados pelos alunos.
A Return Box encontra-se na reprografia e, quando necessário, os alunos de cada sala dirigem-se ao local e depositam os marcadores em “fim de vida” na respetiva caixa.
Foi explicado a todos os alunos, em contexto de sala de aula, o propósito desta ação e as suas vantagens para o nosso planeta.
Todas as crianças se mostraram muito conscientes e interventivas.
Para divulgar esta temática, a turma do 4.ºA estruturou um cartaz através da plataforma Canva, onde consta informação sobre esta iniciativa. Para o decorar, foram tiradas fotos com os alunos da turma em que estes representavam a palavra “recicla”.
Foram impressas duas cópias do cartaz sendo que uma delas está na reprografia, junto à Return Box e a outra está no mural do Projeto Eco-Escolas, numa das paredes interiores do hall de entrada da escola, à vista de toda a comunidade educativa.
Foi uma atividade pedagógica e muito divertida que deixou os discentes mais atentos para a temática da sustentabilidade do planeta.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: