RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Redbridge School (Lisboa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O Jardim de Infância (Early Years - EY) foi convidado a participar do Desafio Edding criando um cartaz que a ilustrar a importância de reciclar canetas e mostrando onde a Return Box seria colocada na escola.
O cartaz retrata canetas que são os super-heróis para o ambiente porque escolhem ser recicladas. As canetas vestem capas de super-heróis e são vistas a voar em direção à Return Box da Edding. Sob a mensagem “Vamos ajudar o Planeta”, um slogan foi criado : “ Façam as canetas voar. Vamos todos reciclar”. O logotipo do Programa Eco-escolas está também presente. Uma fotografia com a localização da caixa está colocada no canto inferior esquerdo.
As crianças foram convidadas a pensar em ideias para tornar o cartaz atrativo e divertido. A ideia de transformar as canetas em super-heróis veio de uma criança e outra sugeriu que se fizessem capas para cada uma delas. As crianças foram também à entrada da escola tirar elas próprias a fotografia do sítio onde fica a caixa. Colaram tudo no cartaz de uma cor à sua escolha, decoraram-no com carimbos de bolinhas e desenharam livremente as capas. Inicialmente, a Return Box foi colocada na receção da escola.
Mais tarde, percebemos que trazer as canetas das salas era, por vezes, desafiador para os alunos mais novos, pois a escola tem dois edifícios separados por um jardim. Decidiu-se, então, criar mais pontos de recolha, reutilizando latas de grão da cozinha. Dois rótulos foram colocados nas latas: um com a foto da Return Box e outro com o poster. As latas circularam entre as salas de cada andar / edifício em base rotativa: no final do dia, o professor deixava a lata na sala do lado.
Quando o lata estava cheia, os alunos levavam as canetas à Return Box na receção da escola. Durante este ano letivo (23/24), foram devolvidas duas caixas (2024/04/10 e 2024/05/16). Em 2024/05/07, foi pedida a terceira caixa, que à data da submissão deste projecto não tinha ainda sido recebida.
O poster foi afixado na receção, junto da fotocopiadora e a caixa no balcão da receção à frente da mesma fotocopiadora.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: