RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim de Infância de Outiz (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O tema da reciclagem é um dos interesses deste grupo de crianças do Jardim de Infância de Outiz por isso não foi difícil motivá-los para esta atividade.
Inicialmente, com a ajuda da educadora, as crianças realizaram uma pesquisa sobre o local indicado para colocarem os marcadores gastos e chegamos á conclusão que teriam que ser colocados no lixo indiferenciado. Depois de visualizarem os vídeos disponibilizados pela ABAAE, ficaram muito sensibilizados ao saber que os marcadores, como são de plástico, demoraram muitos anos a desaparecer e a maior parte dos plásticos vão parar aos oceanos e matam muitos peixes e aves.
Quando lhes foi apresentada a Return Box, logo perceberam que esta caixinha seria o local próprio para colocarem este material que será posteriormente reciclado. Todos concordaram com o Afonso que disse que esta esta caixinha será para o futuro pois estamos a ajudar a proteger o planeta. Assim foi encontrado o slogan “uma caixinha para o futuro”. As imagens foram desenhadas pelas crianças e democraticamente escolhida aquelas que iriamos colocar no cartaz.
Todas as crianças levaram a informação para casa, informando as famílias que existia esta caixa na escola e em reuniões de pais a educadora sensibilizou as famílias para divulgarem pela comunidade a existência de uma caixa de recolha de marcadores gastos, na entrada do Jardim de Infância de Outiz.
Todos aderiram muito bem a esta atividade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Local da return box - entrada do Jardim de Infância