RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Creche e Jardim de Infância da Sismaria "O Pinóquio" (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio Edding iniciou-se muito antes de efetuar a inscrição, tendo partido das crianças, que ao desenhar com canetas questionavam onde colocar o marcador que já não pintava. Desta forma, e, como sempre, tentando reforçar e partir dos interesses delas, efetuámos a inscrição neste desafio. Posteriormente vimos vídeos da ABAAE sobre o tema e iniciámos a nossa pesquisa acerca de reciclagem/transformação de resíduos falando sobre vários temas, construindo ecopontos e reutilizando materiais nas atividades desenvolvidas.
Todas as crianças das salas de pré-escolar participaram no desafio, criando um desenho (com marcadores EDDING) acerca do que era pretendido demonstrar no cartaz. Finalmente, em grande grupo foram selecionadas as imagens, decidido o título "Vamos desenhar o futuro" e o Slogan foi escrito pelas crianças com auxílio das respetivas educadoras:
"Para o Planeta salvar,
cada caneta devo arrumar!
E na entrada a caixa vai estar.
Esta caixa de arrumação,
vai transformar o nosso coração.
Cada marcador e seu escritor,
vai encontrar,
um destino promissor!".
Estipulado o local das fotografias e dos textos, foram então coladas pelas crianças e colocado no painel destinado às informações e projetos do Programa Eco-Escolas, ficando visível e de fácil acesso a todos.
É de ressalvar que para além deste cartaz estar afixado na entrada, todos os encarregados de educação da instituição receberam um e-mail acerca do desafio, desafiando-os a, juntamente com os seus filhos, selecionarem em casa os marcadores que já não serviam o seu propósito e os trouxessem para a caixa.
Ainda foi divulgado no Facebook da instituição e no LCD onde passamos informações a todas as pessoas que entram n' "O Pinóquio".

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

A caixa Return Box do desafio EDDING e o respetivo cartaz foram colocados pelas crianças junto ao Painel Eco-Escolas, na entrada da instituição, para que fosse de fácil acesso a famílias, funcionárias, a todas as salas de atividade e também à secretaria.