RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Alhos Vedros (Moita)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio “Return Box” foi apresentado a todos os docentes titulares das turmas de 1.º ciclo.
Assim que chegou à escola, a caixa foi colocada num local de passagem e com ampla visibilidade, o que despertou curiosidade e interesse aos que por ali circulavam.
Entretanto as turmas foram trabalhando na elaboração de um cartaz com o apoio dos docentes titulares.
A seleção do cartaz, que representaria a escola, foi feita através de voto secreto e formal por todos os alunos do 1.º ciclo.
O cartaz vencedor foi colocado junto da caixa “Return Box” em local bastante frequentado e acessível aos alunos.
Este foi elaborado pela turma B13, de 1.º ano. Para tal foram visualizados alguns vídeos sobre o tema e a importância do mesmo, que deram origem a ideias e estas foram sendo discutidas ao longo de algumas sessões.
Os alunos fizeram esboços em folhas de papel e de todos os desenhos e ideias foi surgindo o cartaz.
Em relação ao poema e às rimas presentes no mesmo, os alunos da turma, sendo a escrita de poemas e rimas uma atividade frequente e muito apreciada por estes, foram apresentando as suas sugestões, que foram sendo registadas no quadro da sala e posteriormente votados e eleitos pela maioria dos votos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: