RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB de Medelo (Fafe)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este desafio destinou-se à elaboração de um cartaz sobre a “Return Box” caixa para a recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável. Os alunos responsáveis pelo desafio foram os da turminha do 3.º ano, sob a orientação da professora titular de turma.
Pretende-se desafiar os alunos, da E.B. de Medelo, a elaborar um cartaz no CANVA que informe toda a comunidade escolar sobre a existência de uma caixa para a recolha marcadores usados. Os alunos viram os vídeos de apresentação do desafio e sobre a sustentabilidade na Eddding. Foram dadas as diretrizes da atividade, assim como as possibilidades de realização do cartaz. A imagem de fundo foi uma imagem do próprio programa. A mensagem a explicar o objetivo da “Return Box” que incentiva a reciclar os marcadores usados foi feita em grupo turma. O slogan foi selecionado também o que consideramos ser o mais original e criativo.
A caixa esteve em todas as salas de modo a que todos os alunos e famílias tivessem consciência da importância de reciclar os marcadores usados e incentivar a reciclar. Porém, o local escolhido para a colocar foi a biblioteca da escola visto que é bastante frequentado por todos e muito visível à comunidade escolar.
O cartaz foi colocado na entrada da escola, num expositor público com boa visibilidade, destinado à comunidade escolar e a todos os que por ali passam e possam querer dar uma nova vida aos seus marcadores velhos. O objetivo é sensibilizar o maior número possível de pessoas com o slogan super original: “Marcadores reciclados, Cores renovadas”. ????!

Fotografia da localização do cartaz e da return box: