RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Em fevereiro, as três educadoras receberam o convite para aderir ao Desafio e todas aceitaram. Enviaram aos pais e encarregados de educação dos alunos da pré, via email, informação sobre a campanha de recolha de marcadores em fim de vida a decorrer ao longo do ano letivo. Os alunos começaram a entregar os marcadores.
Seguidamente, a campanha foi alargada à Comunidade Educativa e para tal, cada sala elaborou um cartaz (3 na sua totalidade que foram colocados nos diferentes corredores da escola.
As educadoras, juntamente com a Coordenadora do Eco Escolas, deslocaram-se num primeiro momento às salas do 1º ciclo para divulgar a campanha de recolha e informar que se encontram nos respetivos corredores uma caixa para fazer o depósito dos mesmos. Num segundo momento, a mesma divulgação foi feita junto das turmas do 2º e 3º ciclos. Os alunos e educadoras também se deslocaram à Secretaria e à Biblioteca Escolar para solicitar marcadores em fim de vida.
A caixa cedida pela Edding ficou junto ao cartaz no átrio principal da escola – zona de passagem de todos os alunos, professores, funcionários e comunidade educativa. Em maio, a capacidade da caixa original foi insuficiente e foi colocada uma outra de maiores dimensões.
No inicio de junho, com o aproximar do ano letivo para os alunos do 9º ano, a Coordenadora do Eco Escolas fez uma vez mais apelo aos alunos dos 2º e 3º ciclos e procedeu à recolha final de todos os marcadores depositados ao longo deste período que ficaram na caixa grande no átrio principal da escola.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: