RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A atividade "RETURN BOX" foi desenvolvida como parte de um projeto para promover a sustentabilidade e a conscientização sobre o uso responsável de produtos. Consistiu na instalação de uma caixa destinada a recolher marcadores usados, vazios ou velhos, com o objetivo de incentivar a escolha e o uso de produtos produzidos de forma sustentável.
Os alunos da turma G do 6º ano participaram ativamente dessa iniciativa, realizando todas as etapas do processo. Na disciplina de Educação Visual, eles refletiram sobre a importância da sustentabilidade e desenvolveram propostas de cartazes para promover a atividade. Após uma análise criteriosa de todas as propostas, foram selecionados elementos gráficos de diversos trabalhos para compor o cartaz final.
Os materiais utilizados na elaboração dos cartazes variaram desde cartolina até lápis de grafite e lápis de cor, demonstrando um compromisso com a utilização de recursos sustentáveis mesmo na produção dos materiais de divulgação.
O cartaz final foi colocado em exposição no bar dos alunos, proporcionando visibilidade à iniciativa e incentivando a participação de toda a comunidade escolar na recolha de marcadores usados. No cartaz encontra-se a indicação do local onde devem depositar os marcadores, junto à secretária da funcionária, localizada em frente à sala 3.
Simultaneamente, na disciplina de Cidadania, cada turma foi encarregada de decorar uma caixa de recolha em sala de aula, facilitando a recolha por parte de toda a comunidade escolar. Esse processo não apenas incentivou a criatividade e a expressão artística dos alunos, mas também promoveu a sensibilização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Ao decorar as caixas de recolha, os alunos puderam expressar suas ideias e visões sobre a sustentabilidade de maneira tangível e prática. A atividade não se limitou apenas à conscientização, mas também envolveu os alunos em ações concretas para promover a mudança positiva em relação ao meio ambiente.
Essa atividade colaborativa e interdisciplinar demonstra o poder da educação para inspirar ações sustentáveis e criar uma cultura de cuidado com o meio ambiente desde tenra idade. Ao unir diferentes disciplinas e envolver os alunos em projetos práticos, a escola está a capacitar futuras gerações a se tornarem agentes de mudança em prol de um mundo mais sustentável e consciente.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: