Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escola Eco-Trilho EPATV Mamoa ou Anta do Oural

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,93 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Geodiversidade-Mamoas ou Antas

Temas das Estações:
1-Início-Explicação geológica da zona
2-Nascente do Rio Neiva
3-Posto de Vigia
4-Mamoa ou Anta do Oural
5-Baloiço do Oural

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 1º ano de Técnico de Desporto

2 - Memória Descritiva

A participação no projeto do trilho Geodiversidade-Mamoas ou Antas foi motivada pelo tema do ano do programa Eco-Escolas, focado na Geodiversidade. Este projeto proporcionou uma oportunidade única para os alunos explorarem a riqueza geológica e arqueológica da região do Oural, Vila Verde. A iniciativa envolveu a turma do 1º ano de Desporto da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), especificamente na disciplina de Desportos de Aventura. A criação deste trilho não só integrou o currículo escolar, como também promoveu o envolvimento ativo dos alunos na preservação e valorização do património natural e cultural local.
Os alunos participaram ativamente em todas as fases do projeto, desde a investigação inicial até à execução e divulgação do trilho.
Foram realizadas três visitas ao local:
Primeira Visita: A primeira visita contou com a presença de representantes do município de Vila Verde, que ajudaram a identificar os locais de interesse para o trilho. Esta colaboração foi essencial para garantir que o percurso incluísse pontos de relevância geológica e arqueológica.
Segunda Visita: A segunda visita teve como objetivo o reconhecimento detalhado do terreno e a marcação das etapas do trilho. Os alunos, acompanhados pelos seus professores, percorreram o percurso, registando observações e ajustando a rota para assegurar uma experiência educativa e segura.
Terceira Visita: A última visita foi dedicada à divulgação do trilho junto de todas as escolas da região.
Esta atividade contou com a colaboração desde o primeiro minuto da Casa do Conhecimento de Vila Verde e com a participação de investigadores da Universidade do Minho, que forneceram informações credíveis e científicas. A visita guiada por estes estudiosos foi extremamente positiva, enriquecendo o conhecimento dos alunos e validando as informações recolhidas.
O Oural foi escolhido devido à sua significativa geodiversidade e à presença de importantes monumentos megalíticos, como as mamoas ou antas. A área oferece um cenário ideal para a exploração dos temas de geologia e arqueologia, proporcionando uma experiência educativa rica e diversificada. A localização também permite aos alunos e visitantes apreciar a beleza natural da região e compreender a importância da preservação ambiental.
O trilho Geodiversidade-Mamoas ou Antas é de grande pertinência e interesse, pois combina a exploração do património natural e cultural com a prática de atividades de desporto e aventura. Este percurso educativo contribui para a sensibilização dos jovens sobre a importância da geodiversidade e da conservação do património histórico. Além disso, promove um estilo de vida ativo e saudável, incentivando a prática de caminhadas e a conexão com a natureza.
A criação deste trilho reforça o compromisso da EPATV com a educação ambiental e a formação integral dos seus alunos, preparando-os para serem cidadãos conscientes e ativos na proteção do nosso planeta.
Noticia dia 29 maio-divulgação comunidade:

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: