Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas_Eco-trilhos_CEDNossaSenhoraConceição 2023-2024

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6 Km

Duração aproximada:
1h23m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
GEO25: percursos da Liberdade e da GeoDiversidade

Temas das Estações:
Estações de Geodiversidade:
• Geomonumento "Aqui foi mar há 20 Ma!" - Fósseis e Tectónica de Placas;
• Reservatório da Mãe de Água - importância da água;
• CED Nossa Senhora da Conceição - Há fósseis na nossa escola!;
• Museu Geológico - Antropologia, Mineralogia e Paleontologia;
• Capela de São João Batista da Igreja de São Roque - rochas e minerais;
• Calçada portuguesa da praça Duque da Terceira - calcário e basalto, reações químicas.
Lugares de abril:
• Quartel do Carmo;
• Antiga Sede da PIDE/DGS;
• Antiga sede do Jornal da República;
• Avenida Ribeira das Naus.

Fichas de Estações:

Autores:
17 alunos do 7ºB do CED Nossa Senhora da Conceição-Casa Pia de Lisboa

2 - Memória Descritiva

O GEO 25: percurso da Liberdade e da Geodiversidade, surge no âmbito da iniciativa do programa eco-escolas eco-trilhos e também no âmbito das comemorações do 50º aniversário da revolução do 25 de abril.
A urbanização é uma tendência global, e Lisboa não é exceção. Os habitantes das cidades, imersos na agitação do quotidiano urbano, tendem a perder de vista a riqueza geológica que sustenta as bases da sua existência. Assim, o percurso urbano proposto pelo Geo25 emerge como uma oportunidade de reconexão, permitindo que os citadinos redescubram a beleza e a importância dos elementos paleontológicos e geológicos que moldam a cidade que habitam e também unir os lugares de geodiversidade com os locais que evocam a memória e os ideais da liberdade.
O projeto Geo25 convida todos os interessados a embarcar nesta jornada única, onde a descoberta da geodiversidade se funde com a celebração da liberdade, promovendo uma nova forma de olhar e interagir com o ambiente urbano de Lisboa.
Para a concretização deste projeto foram importantes as aprendizagens essenciais de várias disciplinas, o que fez deste projeto interdisciplinar, a saber: Geografia, História, Cidadania, Ciências Naturais, Físico-química, Matemática, Português, Educação Física, Educação Visual e Tecnologias de Informação e Comunicação.
A turma, composta por 16 alunos, foi dividida em quatro grupos, cada grupo trabalhou duas estações, uma de geodiversidade e um lugar de abril.
As estações escolhidas como pontos de geodiversidade foram:
• Geomonumento "Aqui foi mar há 20 Ma!" - Campo de Ourique, Rua Sampaio Bruno;
• Reservatório da Mãe d’Água, Praça das Amoreiras;
• Rochas ornamentais da Capela São João batista da Igreja de São Roque, Largo Trindade Coelho;
• Calçada portuguesa, praça Duque da Terceira, Cais do Sodré.
Como lugares de abril:
• Quartel do Carmo, Largo do Carmo;
• Antiga Sede da PIDE/DGS, Rua António Maria Cardoso;
• Antiga sede do Jornal da República, Rua da Misericórdia;
• Avenida Ribeira das Naus.
Foram realizadas saídas com cada um dos grupos, para georreferenciação, conhecimento e recolha de fotografias. Incluímos no trilho o Museu Geológico, visitado pela turma e a escola. No último dia de aulas do 3º período, a comunidade educativa será convidada a explorar o trilho.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: