Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho (XI Encontro Ambiental Escola de Hotelaria e Turismo do Porto)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1h30m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
XI Encontro Ambiental Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Temas das Estações:
Estação 1: Biodiversidade e História do Jardim de São Lázaro
Estação 2: Capela das Almas
Estação 3: Qualidade da Água do Rio Douro
Estação 4: Desvendando os Segredos da Terra: Uma Viagem Geológica pela Estação São Bento

Fichas de Estações:

Autores:
Equipa da Sustentabilidade

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva do Projeto Eco-Trilhos
Introdução e Motivação
No âmbito do projeto Eco-Trilhos do programa Eco-Escolas, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) organizou um eco trilho cultural e georreferenciado, criado na aplicação Wikiloc. Este projeto foi motivado pelo desejo de integrar os temas do ano do programa Eco-Escolas, que incluem a Geodiversidade (preservar e regenerar) e os espaços exteriores, e de proporcionar uma experiência educativa que alia o trabalho de campo ao conhecimento e preservação do território local.
Objetivos do Projeto
Os objetivos deste projeto foram diversos e abrangentes:
1.Incentivar o trabalho de campo e as vivências no espaço exterior.
2.Investigar, interpretar e conhecer o território da freguesia em que se insere a escola, bem como o seu património ambiental, social e cultural.
3.Compreender a importância dos espaços verdes no ordenamento do território, na qualidade de vida da população e na mitigação da poluição.
4.Desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo, fotografia, ilustração, orientação e reportagem.
5.Explorar novas ferramentas de trabalho.
6.Divulgar o projeto utilizando as redes sociais e aplicações móveis de forma pedagógica.
Participação e Envolvimento dos Alunos
A realização do eco trilho contou com a participação ativa dos alunos de nível 5, especificamente os embaixadores da sustentabilidade de cada turma da escola. Além disso, os alunos das turmas de Gestão de Turismo, Turismo Cultural e do Património e Tourism Management também contribuíram significativamente.
O nível de envolvimento dos alunos foi profundo e abrangente, desde a fase de planejamento até a execução e documentação do percurso. Os embaixadores da sustentabilidade lideraram as atividades com entusiasmo, motivando os colegas e assegurando que todos estivessem envolvidos nas várias tarefas, como a investigação histórica e ambiental, a captação de fotografias e a elaboração do percurso.
Justificação do Local Escolhido
A escolha do percurso para a realização do eco trilho recaiu sobre áreas representativas da freguesia onde a escola está inserida. Este local foi escolhido pela sua riqueza em termos de geodiversidade e património cultural, proporcionando uma oportunidade única para os alunos explorarem e documentarem espaços verdes, monumentos históricos e locais de interesse ambiental. A pertinência do percurso foi evidenciada pela variedade de pontos de interesse que ofereciam uma visão abrangente sobre a importância da preservação e regeneração dos espaços naturais, assim como a relevância cultural e social do território.
Pertinência e Interesse do Percurso
O percurso realizado revelou-se de grande interesse, tanto do ponto de vista educativo quanto recreativo. Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos num contexto prático, desenvolver habilidades técnicas e de comunicação e fomentar um espírito de colaboração e responsabilidade ambiental. A utilização da aplicação Wikiloc permitiu a georreferenciação precisa do percurso, facilitando a divulgação e partilha da experiência através das redes sociais e contribuindo para uma maior sensibilização da comunidade escolar para as questões ambientais e de sustentabilidade.
Supervisão e Equipa de Coordenação
A supervisão do projeto foi realizada pela Embaixadora da Sustentabilidade, Susana Sousa, juntamente com a restante equipa composta por Marina Silva e Sara Bastos. A coordenação eficaz e a dedicação da equipa foram essenciais para o sucesso do projeto, assegurando que todos os objetivos fossem cumpridos e que os alunos tirassem o máximo proveito da experiência.
Conclusão
O eco trilho cultural e georreferenciado realizado pela EHTP não só atingiu os objetivos propostos, como também proporcionou uma valiosa experiência educativa e de conscientização ambiental para todos os participantes. Este projeto exemplifica o potencial das iniciativas colaborativas e interdisciplinares no âmbito do programa Eco-Escolas e destaca a importância de preservar e valorizar o nosso património natural e cultural.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: