Desafio | JogAR – O Jogo do Ar

QUEM PODE PARTICIPAR

Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:

  • 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

 

OBJETIVOS

  • compreender os aspetos relativos à qualidade do ar (e/ou) às alterações climáticas: causas e consequências;
  • investigar soluções avaliando os prós e contras;
  • desenvolver o espírito crítico, autonomia e criatividade;
  • aprender através da gamificação.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO

Esta atividade desafia as escolas de todos os graus de ensino a elaborar um jogo, onde devem ser trabalhados e evidenciados os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar.

Exemplo: jogo de pares, jogo digital, jogo de tabuleiro, jogo de correspondência, etc.

PRÉMIOS

A designar

DESCRIÇÃO DO TRABALHO 

O trabalho deve ter um formato de Jogo didático, onde devem ser trabalhadas e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar, consequências e efeitos da poluição atmosférica (efeitos globais e efeitos dos poluentes da qualidade do ar) e possíveis resoluções para o problema.

INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO

A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de quatro fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:

  • idade dos alunos
  • título do jogo
  • regras do jogo
  • fotografias do jogo e das respetivas peças

É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).

PRAZOS

A inscrição na atividade decorre até 29 de fevereiro de 2024.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2024.

Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de avaliação são os seguintes:

  • Criatividade e originalidade
  • Envolvimento dos alunos
  • Executabilidade do jogo
JÚRI

O júri será constituído por elementos da APA e ABAAE.

 

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