Desafio | ManifestAR – Manifesto pelo Ar

QUEM PODE PARTICIPAR

Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:

• 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

OBJETIVOS

• Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
  • Utilizar técnicas de expressão visual;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
  • Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
DESCRIÇÃO DO TRABALHO

Esta atividade consiste na elaboração de um Eco código com a identificação de atitudes e comportamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente (bairro, localidade ou cidade).

PRAZOS

A inscrição na atividade decorre até 29 de fevereiro de 2024.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2024.

Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

JÚRI

O júri será constituído por elementos da APA e da ABAAE.

Prémios

A designar

Formato do Trabalho Final (varia consoante o grau de ensino)

ManifestAR – 1º escalão | JI e 1º ciclo

As escolas que escolherem este escalão, deverão elaborar um cartaz com as atitudes e comportamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente (bairro, localidade ou cidade). Este deve estar afixado na escola, num local com visibilidade.

O cartaz deve ter uma orientação vertical e um conjunto de pelos menos 6 frases.

INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO

A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias do trabalho realizado e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:

• idade dos alunos
  • título do cartaz
  • frases do cartaz
  • cartaz final
  • fases de desenvolvimento do trabalho

É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).

ManifestAR – 2º escalão | 2º e 3º ciclo e
ManifestAR – 3º escalão | ensino secundário, profissional e superior

O Manifesto pelo Ar deverá contemplar para além do cartaz, com as atitudes e comportamentos que contribuam para a melhoria da qualidade do ar na escola e na sua envolvente (bairro, localidade ou cidade), a produção de materiais para divulgação e sensibilização (panfletos, flyers, marcadores de livros…), junto da comunidade escolar e/ou da comunidade local. Os participantes devem encontrar a melhor metodologia para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, demonstrando a forma como foi efetivada essa sensibilização e divulgação.

A conceção, design e apresentação do cartaz é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado.

INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO

• idade dos alunos
  • título do cartaz
  • frases do cartaz
  • cartaz final
  • fases de desenvolvimento do trabalho
  • materiais de divulgação e sensibilização

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:

• Qualidade e rigor da informação
  • Processo e envolvimento dos alunos
  • Criatividade e originalidade
  • Estética/efeito final

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.