Desafio | Painel QualAR

QUEM PODE PARTICIPAR

Este desafio destina-se às escolas da rede Eco-Escolas de todos os graus de ensino, sendo considerados três escalões:

  • 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

 

OBJETIVOS

  • Conhecer o portal QualAr;
  • Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
  • Utilizar técnicas de expressão visual;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
  • Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
DESCRIÇÃO DO TRABALHO

Esta atividade consiste na elaboração de um levantamento e análise da informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente neste link

PRAZOS

A inscrição na atividade decorre até 29 de fevereiro de 2024.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 31 de maio de 2024.

Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

JÚRI

O júri será constituído por elementos da APA e da ABAAE.

PRÉMIOS

A designar

Formato do Trabalho Final (varia consoante o grau de ensino)


Desenho – 1º escalão | JI e 1º ciclo

Representação gráfica dos dados analisados na aplicação QualAr, através de desenhos realizados pelos alunos, sobre os principais poluentes do Ar e respetivas consequências nocivas para a nossa saúde.

O desenho deve ser uma representação gráfica da Qualidade do Ar nos dois dias durante o mês em que é analisada a informação, numa página A4.

INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO

A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:

  • idade dos alunos
  • desenho final (vista geral e detalhes)
  • local onde está afixado
  • desenvolvimento do trabalho

É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).

Cartaz – 2º escalão | 2º e 3º ciclo e
Cartaz – 3º escalão | ensino secundário, profissional e superior

Elaboração de um cartaz com uma análise dos resultados da monitorização da Qualidade do Ar através da consulta aos dados do ano anterior, disponíveis no Qualar, e as principais conclusões da análise da informação.

O cartaz deve ser uma representação gráfica da Qualidade do Ar,  nos dois dias dos meses em que é analisada a informação.

A conceção, design e apresentação do cartaz é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado.

INFORMAÇÃO SOLICITADA PARA CONCURSO

A participação neste concurso concretiza-se através da colocação, na plataforma Eco-Escolas, das fotografias dos trabalhos realizados e a informação solicitada. Deve ser feito o upload de um conjunto de seis fotografias representativas do trabalho, acompanhada da respetiva legenda. As fotografias devem apresentar:

  • idade dos alunos
  • cartaz final (vista geral e detalhes)
  • local onde está afixado
  • desenvolvimento do trabalho

É ainda solicitada, uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do trabalho (metodologia utilizada e envolvimento dos alunos).

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:

  • Qualidade e rigor da informação;
  • Processo e envolvimento dos alunos;
  • Criatividade e originalidade;
  • Estética/efeito final.

 

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