Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A ideia deste jogo surgiu numa aula de teoria de desporto, em que tínhamos de criar jogos ou adaptar um jogo já existente e então, criámos este jogo que se chama “Lenço Humano”. O jogo é fácil de perceber e muito divertido de jogar.
Este jogo trabalha a velocidade de reação e execução, concentração, trabalho em equipa e a estratégia. Pode-se aumentar a dificuldade do jogo variando o espaço, o tempo de jogo e o número de jogadores entre outras coisas.
Por proposta da nossa professora e da Coordenadora do Eco-Escolas a nossa Prova de Aptidão Profissional tem como tema “Recreios com Vida” e visa o entretenimento dos alunos do segundo ciclo do Ensino Básico através da dinamização do espaço de recreio desse ciclo, pátio vermelho, propondo atividades lúdico desportivas como por exemplo, a macaca, o jogo do galo, o lenço humano, saltar à corda, que promovam a atividade física,e a socialização dos alunos uns com os outros de maneira a que o uso dos aparelhos eletrónicos seja reduzido. Visa também motivar os alunos da escola a desenvolver estratégias para a inclusão de todos e para a prevenção do bullying. Para o efeito, foram pintados no chão do pátio vermelho os jogos do galo, da macaca e o campo do lenço humano. Foi colocado um kit com materiais para ocupação dos tempos livres dos alunos para que os intervalos continuem com vida.
Consideramos que a prática de atividade física aliada a um contexto lúdico será, decerto, uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças e jovens, cujo crescimento será exponencialmente melhorado, através de competências ao nível motor, cognitivo, emocional e psicossocial. Se aliarmos a isso o ato de brincar, certamente será mais rapidamente aceite pelos alunos mais novos. O ato de brincar, e o tempo e o espaço de recreio são fundamentais na vida das crianças, sendo que, enquanto brincam, praticam exercício físico e adquirem competências diversas.
O brincar não é só importante pelo facto de nos estarmos a entreter ou a divertir, mas sim, porque ao mesmo tempo estamos a melhorar a nossa estrutura cerebral, assim como a promover a função executiva o processo de aprendizagem, que permite perseguir objetos e ignorar distrações entre outros.
Recarregar energias- Brincar funciona como uma via rápida para o descanso: ajuda-nos a reencontrar o equilíbrio e regenera-nos física e mentalmente.
Criar laços- Quando brincamos com amigos, familiares e com as pessoas de quem mais gostamos, os laços que nos unem ficam mais fortes.
Fugir à rotina- A transformação e a distração que brincar envolve ajuda-nos a fugir à rotina. São momentos de liberdade que nos afastam alegremente das obrigações, regras e rotinas do dia a dia.
Explorar- Brincar é uma excelente ferramenta de aprendizagem porque, quando brincamos, desenvolvemos competências fora das habituais estruturas de referência.
Criar- Brincar é um estímulo para a imaginação. Quando brincamos, podemos ser versões diferentes de nós próprios. Brincamos para criar quando experimentamos e nos exprimimos.
Segundo o relatório Playtime Matters, publicado pela organização Semble em 2019, "o tempo de recreio é uma parte essencial do dia escolar das crianças e jovens, sobretudo quando é ao ar livre, pois desenvolve crianças saudáveis, curiosas e ativas, sendo particularmente importante para a saúde mental, uma vez que reduz o stress dando uma sensação de calma".
Nos dias de hoje vemos que as crianças passam muito tempo dos seus recreios com as tecnologias. Por esse facto é que parte do nosso projeto foi tentar minimizar o uso das tecnologias, pelo menos em alguns momentos, para que aproveitem ao máximo novas experiências e possam socializar e brincar sem telemóveis, tablets ou qualquer outro tipo de tecnologia.