Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1/JI de São Pedro (Vila do Porto)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Durante o ano letivo 2023/24 a EB1/JI de São Pedro, desenvolveu o projeto “Recreios com Vida”, com o intuito de recuperar alguns jogos no exterior da escola (jogo da macaca e a borboletinha)e introdução de outros novos jogos de livre escolha dos alunos, com a intenção de proporcionar a todos os alunos (Pré-Escolar e 1º Ciclo) momentos de convívio, de prazer, de fortalecimento dos laços de amizade entre alunos/alunos e alunos/adultos (competências de formação pessoal e social) e desenvolvimento de competências motoras no domínio da Educação Física, no ato de BRINCAR. Foram desenvolvidas diversas atividades de pintura, de recorte, colagem e montagem de diversos materiais reutilizáveis (Jogo do Vai e Vem, jogo Bola à garrafa, bolas com areia para o Jogo do Alvo, peças para o Jogo do Galo) com vista a uma maior dinamização do espaço exterior e envolvência de todos nas atividades.
A proposta de dinamização do Jogo do Galo, surgiu na segunda reunião do Conselho Eco escolas, as peças do jogo foram escolhidas pelos alunos (tartaruga e caranguejo) uma vez que somos também uma Escola Azul e já desenvolvemos o projeto “O Mar Começa Aqui”. Os alunos criaram as peças do jogo com material reutilizável (pacotes de leite, garrafas, tampas de garrafas) em articulação com a professora de expressões. As regras foram definidas em contexto de sala com os professores titulares e com o professor de educação física.
As atividades de jogo, nos tempos de recreio, foram dinamizadas/orientadas por alunos voluntários das duas turmas do 1° Ciclo que, aos pares, foram constituindo a Brigada de monotorização.
De entre os resultados positivos, relativamente ao comportamento e à aprendizagem dos alunos, destacam-se o maior cuidado dos alunos com os materiais/jogos à disposição e maior cumprimento das regras definidas.