Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este jogo foi organizado pela turma do 2ºB, da Escola Básica do Rossio, localizada em Évora. A turma é constituída por 24 alunos, treze rapazes e onze raparigas, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Orientaram o trabalho as professoras Sandra Gomes e Carla Martins, com o apoio do Sr. João Martins, técnico da Autarquia.
A proposta deste jogo foi apresentada à turma, no âmbito dos “Recreios com Vida”. Este jogo foi adaptado do “Jogo da Glória”, com o objetivo de sistematizar/consolidar conhecimentos, tendo sido dado o nome de “Jogo do Mocho”. Este nome, deve-se ao facto do animal, o mocho, ter um papel de professor em muitas das histórias infantis. É sempre uma personagem que revela muita sabedoria.
É um jogo que pode abranger todas as disciplinas e ser aplicado a qualquer ano de escolaridade, alterando/adaptando as questões, ao ano em que se encontra a turma. Pode ser jogado individualmente, no caso de ser uma turma pequena, ou em grupos até quatro alunos. Também pode ser utilizado para introduzir temas / conteúdos curriculares.
Deste modo, foi escolhido o espaço para efetuar o desenho do jogo e, posteriormente, pintado numa das áreas do recreio da escola.
Após esta fase, foi a altura de construir o dado e as questões necessárias para o jogo. As questões serão colocadas em cartões e as regras ficarão à disposição de quem quiser jogar.
Fomos fotografando e registando as diversas fases da construção do jogo.
Os alunos gostaram muito do jogo.