Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica de Casal dos Apréstimos (Odivelas)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
O Desafio “Recreios com Vida”, inserido no desafio do Programa Eco-Escolas, articula-se com o Projeto “Recreios Inclusivos” e consiste na realização de atividades, jogos e dinâmicas, no espaço exterior do recinto escolar para todos os alunos da Escola Básica do Casal dos Apréstimos.
Com este projeto, pretende-se:
• Promover a inclusão e a participação de todos os alunos em atividades lúdicas no espaço escolar;
• Criar momentos de colaboração, partilha e entreajuda entre os alunos;
• Promover a socialização, a comunicação e o convívio saudável;
• Promover a aceitação e valorização das diferenças;
• Estimular habilidades psicomotoras: manipulação de objetos, equilíbrio, locomoção…
• Promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, ajudando à prevenção da violência e do bullying;
• Incentivar a colaboração de alunos, assistentes operacionais e docentes titulares de turma na criação de ambientes inclusivos.
As sessões são organizadas uma vez por semana, durante o intervalo da manhã, pelas docentes de Educação Especial e contam com a participação voluntária de alunos de 3º e 4º que auxiliam na mediação dos jogos e dinâmicas, organização e arrumação dos materiais. Esta brigada tem sido fundamental para o sucesso do projeto, sendo que os alunos se têm mostrado muito responsáveis, ativos e solícitos.
Cada sessão conta com 5 a 7 jogos/dinâmicas, distribuídas pelo espaço do recreio e sinalizadas com cartazes. Alguns dos jogos implementados e com mais sucesso têm sido: mini-futebol, bolas de sabão, bolas saltitonas, saltar à corda, jogo da muralha, jogos de apanha, danças diversas, atirar ao alvo, jogo do bowling, corrida de três pés, jogo do caracol, andas, macaquinho do chinês, entre outros.
O jogo do mini-futebol, que é aqui apresentado foi criado por uma turma de 4º ano, com materiais recicláveis. Este jogo tem tido sempre grande adesão e é dinamizado rotativamente por 4 alunos da turma que manifestem interesse em fazer parte da brigada de voluntários