Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
A ideia de fazer um xadrez “gigante” ao ar livre, surgiu numa aula extracurricular quando o professor Informou que não ia poder continuar a leccionar, por razões pessoais. Tendo-se observado o interesse dos participantes e os resultados que a escola tem obtido nos torneios concelhios, propusemo-nos “dar continuidade” à atividade no recreio incentivando outros participantes e por ser, também uma atividade educativa e lúdica que pode trazer inúmeros benefícios para os alunos do 1º ciclo.
O jogo de xadrez estimula o pensamento estratégico, a tomada de decisões e a previsão de movimentos; promove a cooperação e a comunicação; o trabalho de equipa (os alunos podem jogar em duplas); movimentar-se pelo tabuleiro gigante envolve exercício físico e coordenação motora; os alunos podem criar histórias ou cenários imaginários enquanto jogam.
O tabuleiro de xadrez gigante oferece uma abordagem prática e divertida para ensinar conceitos complexos.
Estimula o interesse pelo xadrez desde cedo, promovendo habilidades que podem ser úteis em diversas áreas da vida e proporciona uma pausa nas atividades tradicionais da sala de aula, incentivando a aprendizagem ativa e o movimento.
O objetivo principal é proporcionar uma experiência prática e interativa para os alunos, estimulando o raciocínio lógico, a concentração e a criatividade, de forma sustentável.
Materiais usados:
Caixas de cartão; tintas biológicas cedidas pela Autarquia; X-ato; fita adesiva para marcar as casas e trinchas.
Processo de criação:
Higienização do espaço; Desenho de um tabuleiro de xadrez no pavimento com casas grandes para que os alunos possam se movimentar.
Pintura da base (pais/EE e alunos);
Marcação das casas alternadamente em preto e branco e pintura.
Recolha e recorte de cartão de acordo com os moldes impressos; pintura e montagem das duas partes de cada peça.
Os alunos jogam 2 a 3 vezes por semana, no mínimo, desde que o tempo permita.
Em suma, o tabuleiro de xadrez gigante é uma ferramenta educativa que combina a diversão e aprendizagem ativa, tornando-o cativante para os alunos. Os alunos estimulam a concentração e o foco; o exercício do raciocínio; a promoção da competição saudável; o treino da resiliência e a criatividade.