Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O projeto recreios com vida veio da necessidade de se envolver as crianças em brincadeiras no exterior, já que as próprias crianças falavam que não sabiam muitos jogos para brincar no exterior. Ao ler o desafio Eco Escolas, Recreio com vida, decidiu juntar estas duas necessidades, a vontade das crianças ao tema dos Espaços Exteriores.
Assim começámos o projeto “Recreios com vida”, a sala 4 da instituição Casa Vera Cruz é composta por um grupo de 20 crianças que estiveram envolvidas neste projeto. Para começar fizemos pesquisas sobre os jogos tradicionais em livros e internet e escolhemos alguns desses jogos, o jogo da cabra cega, jogo da macaca, jogo da corda queimada, jogo do galo, jogo do ovo na colher, jogos dos arcos/cadeiras, jogo da bandeirinha, jogo do lencinho vai na mão, jogo da macaca, jogo da mamã dá licença. Em seguida dinamizamos muitos desses jogos nas nossas sessões de Educação física quer em espaço interior como exterior, de cada jogo que aprendíamos redigíamos as regras para colocar no exterior e criar uma brigada de recreio.
As Brigadas Recreio com vida tinham e tem a autonomia e a responsabilidade de visionar, durante os recreios, se alguma criança estava aborrecida ou sozinha e queira brincar, notámos que os jogos tradicionais vieram dar vida ao recreio.
Queremos com estes jogos promover a brincadeira e recuperar o hábito de se jogar jogos tradicionais e antigos. Pretendemos também envolver todas as crianças no recreio e ao mesmo tempo sensibilizar as crianças para a importância da partilha, convívio e cooperação em todos os espaços da escola.