Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1/JI Sobral - Cervães (Vila Verde)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
EB1/JI de Sobral - Cervães
RECREIOS COM VIDA
Contextualização
O recreio é por excelência o espaço onde as crianças aprendem valores essenciais para a vida, tanto ao nível do seu caráter, formação pessoal, como ao nível das relações que estabelecem com os outros. Aprendem o valor das amizades, o respeito pelo outro e pela diferença. É um espaço onde as crianças têm que resolver problemas em tempo real desenvolvendo a sua capacidade de destreza na busca de soluções. Brincar no recreio não é uma simples distração, mas sim um espaço que proporciona às crianças verdadeiras experiências de vida que terão um enorme impacto no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social.
Nesta sequência, a escola continuou a empenhar-se na valorização do espaço do recreio, dando a oportunidade de os alunos praticarem uma grande variedade de jogos/atividades nesse espaço. O espaço confere aos alunos diferentes experiências a nível de brincadeiras. É colocada à disposição das crianças jogos tradicionais: saltar à corda, jogar ao pião, jogo do bowling feito com materiais reutilizáveis. Para além destes e tendo em atenção a variedade de faixa etária dos alunos (entre 3 e 10 anos), no presente ano, achamos importante pintar no chão do recreio itinerários e jogos a ser cumpridos de forma orientada ou livre. Esta diversidade compreende o jogo da macaca, abecedário, saltos, batimentos, jogo do caracol, …, ao longo do percurso. Esta sequência de jogos traçados, demonstram uma enorme atração para os alunos os quais se envolvem com frequência e entusiasmo. Para além deste, e como era pedido a criação de um jogo elaborado com materiais reutilizáveis, a nossa Brigada do recreio constituída pelos alunos do 4º ano dedicou-se à elaboração dos instrumentos de jogo e à motivação da prática do mesmo aos colegas em torno do jogo "Vai e Vem".
MEMÓRIA DESCRITIVA
Para a elaboração dos recursos para o jogo “Vai e vem” contou-se com a disponibilidade dos vinte e dois alunos da turma do quarto ano que reuniram e construíram os materiais para quatro jogos e, de forma rotativa, em grupo/Brigada, acompanham o desenvolvimento do jogo, à terça e à quinta-feira no recreio da tarde, aos colegas das restantes turmas. Para cada jogo tem, no mínimo, um elemento da Brigada que orienta o melhor desempenho dos participantes. Os restantes grupos/Brigada dos alunos da turma que não estão diretamente com o jogo “Vai e vem” acompanham e orientam, se necessário, a realização do itinerário traçado no exterior e os restantes jogos que cada criança poderá escolher de forma livre e de acordo com a preferência individual.