Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EBI de Ponta da Garça (Vila Franca do Campo)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
A participação da EBI de Ponta Garça no Projeto “Recreios com Vida” teve como objetivo basilar, promover dinâmicas nos espaços exteriores do recinto escolar afetos ao recreio de uso coletivo, especificadamente jogos tradicionais e atividades lúdicas, com recurso a componentes reutilizáveis, porque acreditamos na importância do brincar para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança.
Teve como obetivos principais:
- Aprender através do jogo;
- Promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar;
- Procurar envolver diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva;
- Sublinhar a importância da preservação dos jogos tradicionais;
- Motivar a escola a desenvolver estratégias para a inclusão de todos os alunos e para a prevenção do bullying;
- Proporcionar novos espaços de partilha, convívio e comunicação.
Para a concretização do projeto “Recreios com Vida” foram selecionados um conjunto de alunos que constituíram a Brigada dos Recreios com Vida, os quais foram responsáveis pela execução das atividades e dos jogos previstos.
Assim:
Seleção dos Jogos:
- alunos das 2 turmas do 2.º ano.
Desenho dos jogos no papel (projeto) e escolha do espaço de implementação:
- alunos das duas turmas do 4.º ano.
Execução dos jogos no espaço físico (desenho e pintura):
- Alunos do Programa Despiste e Orientação Vocacional (1.º Ciclo – Educação Especial);
- Alunos do Programa Pré- Profissionalização (2.º Ciclo – Educação Especial);
- Alunos do Programa Formação Profissionalizante (3.º Ciclo – Educação Especial);
- Docentes dos diferentes ciclos de ensino;
- Assistentes operacionais.
Frequência com que decorre a Brigada Recreios com Vida:
- todas as sextas-feiras, na hora do intervalo dos alunos.
Público – Alvo:
- todos os alunos da escola: alunos do Jardim de Infância, do 1.º Ciclo, do 2.º Ciclo e do 3.º Ciclo.
A participação no projeto Recreios com Vida contou ainda com o contributo da autarquia: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a qual contribuiu com os materiais necessários para a execução dos jogos (tintas, pincéis e luvas).