Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Informação sobre a Brigada
Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto “Recreios com Vida” foi implementado na EB nº1 de Arganil durante o 2º e 3º período com uma periodicidade semanal – todas as sextas feiras.
O nosso projeto consistiu na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da prática de outros jogos e atividades lúdicas, para além do futebol, nomeadamente os jogos tradicionais.
Pretendemos, com a organização desta atividade, promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, procurar envolver todos os alunos da escola, implementando uma prática inclusiva de partilha, de cooperação e de interação
A dinâmica implementada recaiu em jogos tradicionais como a macaca, jogo da corda, saltar à corda, jogo do burro, jogo da malha, jogos com latas, bowling, arcos, jogo das andas, raquetas e dança, entre outros. Foi criado um novo jogo para este desafio, designado por «CORRIDA AO ECOPONTO».
Constituição da Brigada:
A Brigada foi dinamizada pela turma do 3ºA e foi assim constituída:
• Professora Odete Santos
• Professor Ramiro Jorge
• Jorge Silva – coordenador
• Isabel Pinto – Assistente Operacional
• Cristiana Costa – Assistente Operacional
• Filomena Santos – Assistente Operacional
• 23 alunos da turma (em cada sessão eram mobilizados 6 alunos para a orientação dos respetivos jogos
Nº e nível de escolaridade dos alunos envolvidos
Dinamizadores: 23 alunos do 3º ano, turma A, com idades de 8 e 9 anos. Os 23 alunos foram divididos em três equipas de sete e oito elementos. Em cada sessão, uma das equipas, conjuntamente com os docentes e Assistentes Operacionais, dinamizava as atividades, distribuindo-se pelos vários jogos.
Alunos envolvidos/participantes: 148 alunos do 1º ciclo com idades de 6 a 10 anos e 63 alunos do Jardim de Infância com idades entre os 3 e os 6 anos.
Nº e tipo de atividades desenvolvidas
Foram desenvolvidas 11 atividades fixas em cada sessão dos recreios com vida: Jogos pintados no chão (três em linha, macaca); Jogos no chão; lençol com bola; Jogo da malha; Acerta no alvo; Jogo das latas; Jogos com cordas (individual e coletivo); jogo do bowling com latas; Jogo das argolas; Jogo das andas; Jogos com raquetas; corrida ao ecoponto (o jogo criado no âmbito do desafio).
No entanto, para além destes que foram monitorizados em termos de frequência, foram implementados outros jogos e atividades, nomeadamente a dança.
Relativamente à dinamização das atividades destacamos:
• No dia destinado à atividade, as Assistentes Operacionais e a Equipa de docentes e alunos responsáveis pela dinamização dos «Recreios com vida» fazem a montagem de todos os materiais e equipamentos nas respetivas áreas de jogo 15 minutos antes do intervalo.
• As áreas de cada jogo foram previamente definidas pela equipa de alunos, professores e Assistentes Operacionais.
• Ao intervalo, cada turma é encaminhada para uma ou mais áreas de jogo, tendo a mesma um professor e um aluno da «Brigada dos Recreios com vida» ou uma AO a supervisionar.
• Ao fim de 5 minutos numa área, os alunos podem rodar para a área seguinte e, assim sucessivamente.
• Na semana seguinte encaminham-se para outra área e, desta forma, podem participar em todas as atividades.
Frequência do desafio
O desafio foi implementado entre os meses de janeiro e junho todas as sextas-feiras. Sempre que o tempo o não permitia, era antecipado ou adiado ou era transferido para o pavilhão gimnodesportivo da escola. Deste modo, foi possível executar, SEMPRE, o desafio «Recreios com vida» num total de 20 sessões até ao final do mês de maio.
Frequência nas várias atividades/jogos
Ver tabela anexa em «monitorização»