Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica de Santão (Felgueiras)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O projeto “Recreios com Vida” despertou o nosso interesse, uma vez que a escola possui um amplo espaço exterior, mas com apenas um campo de futebol. Dada a falta de atividades para ocupação de tempos livres, decidimos tornar o recreio mais atrativo, pintando e criando diversos jogos, tendo em conta os interesses e sugestões dos alunos. Para além de melhorar o espaço exterior, também adquirimos jogos didáticos para melhor ocupar os tempos livres das crianças em dias de chuva.
Este projeto teve o envolvimento de todas as turmas da escola e foi desenvolvido com base numa articulação transversal das diferentes disciplinas, promovendo sempre a Educação Ambiental (consumo responsável, bem-estar e saúde, redução da Pegada Ecológica e reutilização de materiais).
Inicialmente foi explicado o projeto, analisados os objetivos e apresentados vários jogos aos alunos. Em sala de aula cada turma projetou diversos jogos que depois foram analisados por todos. Depois de escolhidos, os jogos foram pintados com tinta de pavimento no recreio, por todos os alunos e professoras e agora estarão sempre disponíveis para jogar por quem estivar interessado em momentos de pura diversão.
Com estes jogos promovemos o enriquecimento do recinto escolar; envolvemos todos os alunos da escola, implementando uma prática inclusiva (alunos de diferentes idades podem jogá-lo em simultâneo; sensibilizamos os alunos e os outros para a necessidade de preservar os Jogos Tradicionais (dando-os a conhecer); prevenimos o bullying; proporcionamos novos espaços de partilha na escola, de convívio e de comunicação.
Estes jogos serão divulgados e promovidos pelas Brigadas do Recreio sendo inaugurados na semana do Dia Mundial da Criança.
As Brigadas do Recreio irão monitorizá-los, duas vezes por semana, no período do intervalo da manhã e têm como objetivos preservar o espaço do recreio e incentivar os colegas à prática de jogos tradicionais. Estas Brigadas serão formadas por grupos de quatro alunos e dois professores rotativamente e de forma voluntária.