Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A turma G do 6º ano abraçou este projeto desde o início em que foi proposto. Foi no ano letivo 2022/2023 que os alunos desta turma se esforçaram para encontrar jogos que motivassem os seus colegas nos tempos de recreio dentro do recinto escolar. Depois de várias tentativas com diferentes jogos tradicionais originais e adaptados, surgiu o jogo que foi a concurso no ano transato (O Parte Ossos). No desenvolvimento do projeto surgiu outro jogo, de uma forma casual, em que se colocou uma corda comprida num dos postes do passadiço coberto existente entre os blocos de salas de aula. Foi um sucesso imediato. Sem qualquer indicação, os alunos das turmas do 5º e 6º ano, em todos os intervalos, corriam ao toque de saída para apanharem uma corda livre. Nasceu assim o jogo que vai a concurso este ano 2023/2024 denominado “Corda no Poste”. O único problema existente encontra-se na resistência das cordas, pois com tanto uso começam a desfiar e a partir. A turma sugere que se coloquem as cordas junto às salas de aula pois facilitam o seu uso enquanto os alunos esperam pela aula seguinte junto às suas mochilas.