Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Nas aulas de BioAgradável o professor Ruben Mandela desenvolveu um projeto de construção de um jogo para dinamizar no recreio da escola, com as turmas 5.º A, 6.º B e 5.º F. foram usadas duas 3 aulas para a construção/escolha do jogo e 2 aulas para o "testar".
Inicialmente lançou-se a discussão sobre o tema "jogos dentro de casa e jogos na rua", numa espécie de chuva de ideias. Chegou-se às seguintes conclusões sobre a dinamização de jogos na rua, nomeadamente:
- os jogos ao ar livre tornam os jovens/crianças fisicamente mais saudáveis.
- os jovens/crianças têm por vezes poucas oportunidades de jogar ao ar livre.
- nem sempre sabem como ocupar o tempo ao ar livre, por vezes passam-no usado os telemóveis.
- brincar ao ar livre promove a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.
- os jogos ao ar livre podem tornar os comportamentos dos jovens/crianças mais positivos e tornar os alunos mentalmente mais saudáveis.
De seguida foi solicitado aos alunos que trouxessem algumas propostas de jogos. Podiam ser jogos originais construídos por eles, ou baseados na sua experiência ou pesquisa.
Surgiram várias ideias de jogos propostos pelos alunos.
Após discussão nas diferentes turmas, por consenso, conclui-se que o jogo escolhido teria de ser o mais apelativo, mais inclusivo, cujas regras fossem mais simples e permitissem mais alunos entrar no grupo e na dinâmica.
"A corrente" foi o que reuniu maior consenso precisamente porque os pilares deste jogo são: o espírito de interajuda, cooperação e solidariedade. A sua dinâmica exige a participação sistemática dos pares.
Posteriormente o jogo foi testado durante a aula, no recreio da escola, prolongando-se para os intervalos.
Incentivaram-se os alunos a promover o jogo com outros alunos durante os intervalos e auscultamo-los sobre a sua experiência.