Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Externato Paulo VI (Braga)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A atividade foi proposta aos alunos da turma A, do primeiro ano de escolaridade, num total de vinte e seis crianças, pela professora titular de turma e coordenadora do projeto Eco-Escolas e com a ajuda da coordenada do pessoal não docente, que também integra o Conselho Eco-Escolas.
Começamos pela pesquisa no computador da sala de aula por jogos que pudessem ser aplicados nos recreios. Este foi o preferido da turma. Dentro do contexto Eco-Escolas, decidimos utilizar caixas trazidas pelos alunos de casa, envolvendo assim as suas famílias e consciencializando-as para a reutilização de materiais. Em sala de aula usamos papéis coloridos, aproveitados de outras atividades, para colar nas caixas; folhas A4 coloridas (seis cores diferentes), cola, tesouras e papel autocolante para plastificar, pois pretende-se a durabilidade dos materiais.
Foram elaboradas treze caixas (número de caixas que os alunos trouxeram) e criados 2 jogos, um para o recreio do 1.º Ciclo e outro para o recreio do 2.º Ciclo. As caixas não utilizadas encontram-se guardadas, caso as que se encontram em uso se deteriorem.
Posteriormente, as crianças decidiram o nome a atribuir ao jogo, foram dadas algumas sugestões pelos alunos e procedeu-se a uma votação, tendo sido escolhido pela maioria, quinze votos, o nome “Jogo da Sorte” e definimos as regras do mesmo.
A turma do 1.ºA foi a primeira a experienciar o jogo, todas as crianças tiveram oportunidade de jogar, para que cada uma possa explicar aos colegas das outras turmas as regras e objetivo do jogo. Todas as semanas, é eleita a Brigada dos Recreios, constituída por quatro alunos.
Este jogo foi aplicado, este ano letivo, aos alunos do primeiro, segundo, quinto e sexto anos de escolaridade. Estes anos de escolaridade, ainda que o 1.º e 2.º ciclos tenham espaços de recreio diferentes, têm os horários compatíveis, permitindo à Brigada Recreios com Vida poder estar com os colegas a exemplificar e explicar o jogo.
O jogo “Jogo da Sorte” é aplicado no recreio do 1.º Ciclo às terças-feiras, manhã e tarde, para as turmas do 1.º ano de escolaridade, e quartas-feiras, manhã e tarde, para as turmas do 2.º ano de escolaridade. No recreio do 2.º Ciclo, é aplicado às quartas-feiras de manhã, para as turmas do 5.º ano de escolaridade, e às quintas-feiras de manhã, para as turmas do 6.º ano de escolaridade.