Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB Regedoura (Ovar)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Durante o ano letivo de 2023/2024, o Projeto “Recreio com vida” foi implementado na EB da Regedoura no 2º Semestre.
Cada turma elegeu o jogo que gostava mais de realizar na hora do recreio, o jogo das latas foi o eleito, por ser um jogo tradicional e se conseguir realizar em dias de Sol no recreio exterior e em dias de chuva num espaço interior. Este jogo também permitiu trabalhar alguns conteúdos da área da Matemática.
Os alunos dos 4º/3º anos fizeram uma pesquisa sobre o jogo e elaboraram o regulamento. Os alunos dos 1º/2º anos restauraram a pintura de umas latas já existentes na escola, nas aulas de Expressão Artística.
As docentes selecionaram algumas bolas do material desportivo para a realização do jogo.
Os Eco-Delegados elegeram a Brigada de Recreios com Vida, que ficou responsável por dinamizar e visionar o jogo.
Depois de tudo feito/organizado começaram a jogar, recuperando o hábito de jogar jogos tradicionais e antigos. Envolvemos todas as crianças de forma a fomentar a partilha, o convívio e a cooperação.
Para além deste jogo, também jogamos à macaca, ao jogo do galo, saltamos à corda, jogo da tração à corda, jogo do caracol e da lagarta e fizemos gincanas com os alunos do Jardim de Infância.