Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O projeto recreios com vida veio da necessidade de se envolver as crianças em brincadeiras no exterior, já que as próprias crianças falavam que não sabiam muitos jogos para brincar no exterior. Aliamos essa necessidade ao facto de existirem crianças com alguma dificuldade em contar e socializar. Daí surgiu a ideia de se realizar um dominó, feito de madeira (material resistente e de origem natural) e que os próprios alunos pudessem ajudar na sua realização.
Primeiro observaram diversos exemplos e materiais. Aqui concluíram que tínhamos de ter também uma caixa para guardar as peças, para quando não estivessem a usar.
Sendo assim, a Sala Gaudi, do colégio Sossego da Mamã, composto por um grupo de 22 crianças, com alunos com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos, juntou pedaços de madeira, tintas, pinceis, verniz, caixa de cartão, canetas, papel autocolante e pôs mãos à obra.
Para a caixa desenhamos algumas peças de dominó e depois colámo-las na caixa, assim como as letras a identificar a caixa. Nas peças pintámos as bolinhas com cores diferentes. Cada número tem uma cor associada, parta que crianças que não saibam contar, consigam jogar o jogo por associação de cores. A seguir demos verniz e esperámos que secassem.
Depois do jogo feito foi tempo de irmos para o exterior brincar. Foram criadas as Brigadas de Recreio com vida que têm a autonomia e a responsabilidade de visionar, durante os recreios, se alguma criança está aborrecida ou sozinha e queira brincar.
Queremos com este jogo promover a brincadeira e recuperar o hábito de se jogar jogos tradicionais e antigos. Pretendemos também envolver todas as crianças no recreio e ao mesmo tempo sensibilizar as crianças para a importância da partilha, convívio e cooperação em todos os espaços da escola. Assim como desenvolver a área da matemática de forma lúdica e descontraída.