Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Introdução
O presente projeto, inserido no âmbito do Programa Eco-Escolas, teve como objetivo dinamizar os recreios escolares através da criação de uma Brigada dos Recreios, composta por alunos responsáveis pela organização e dinamização de jogos tradicionais e atividades lúdicas.
Enquadramento
O projeto "Brigada dos Recreios Dinamizados por Jogos" enquadrou-se no tema transversal da Educação para a Cidadania, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, promovendo a valorização do tempo livre, a interação social, a motricidade, a criatividade e o trabalho em equipa entre os alunos.
• Dinamizar os recreios escolares com jogos tradicionais e atividades lúdicas;
• Promover a interação social e o convívio entre os alunos;
• Incentivar a prática de atividade física e a motricidade;
• Estimular a criatividade e o trabalho em equipa;
• Contribuir para um ambiente escolar mais saudável e positivo;
• Sensibilizar os alunos para a importância da preservação do ambiente;
• Promover a educação para a sustentabilidade.
Metodologia
A metodologia do projeto assentou na criação de uma Brigada dos Recreios, composta por alunos selecionados de diferentes turmas de 3.º ano de escolaridade (1.º Ciclo). A Brigada foi responsável pela organização e dinamização de jogos tradicionais e atividades lúdicas durante os recreios, utilizando materiais reciclados e reutilizados sempre que possível.
As brigadas foram organizadas em grupos rotativos semanalmente envolvendo cerca de 42 alunos de 2 turmas. As atividades foram sempre desenvolvidas diariamente durante o período da manhã (intervalo).
• Seleção/organização dos membros da Brigada dos Recreios;
• Formação da Brigada dos Recreios sobre os objetivos do projeto, dinâmicas de grupo e jogos tradicionais;
• Inventário dos materiais disponíveis na escola para a dinamização dos jogos;
• Confecção de materiais reciclados e reutilizados para os jogos;
• Dinamização de jogos tradicionais e atividades lúdicas durante os recreios;
• Avaliação do projeto pela Brigada dos Recreios, professores e alunos.
Recursos Humanos
• Alunos da Brigada dos Recreios;
• Professores coordenadores do projeto;
• Assistentes Operacionais do estabelecimento de ensino.
Recursos Materiais
• Materiais reciclados e reutilizados;
• Jogos tradicionais;
• Materiais didáticos;
• Espaço físico do recreio escolar;
• Placas identificativas dos espaços.
O projeto teve a duração de dois períodos letivos, com as seguintes etapas:
• 2º período: Seleção dos membros da Brigada dos Recreios, formação da Brigada e inventário dos materiais disponíveis; Confecção de materiais reciclados e reutilizados para os jogos e dinamização dos jogos durante os recreios.
• 3º período: Continuação da dinamização dos jogos e avaliação do projeto pela Brigada dos Recreios, professores e alunos;Apresentação dos resultados do projeto à comunidade escolar.
Avaliação
O projeto foi avaliado através da observação da participação dos alunos nas atividades.
Sustentabilidade
O projeto "Brigada dos Recreios Dinamizados por Jogos" pretende ser sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico.
• Ambiental: Através da utilização de materiais reciclados e reutilizados, da promoção da educação ambiental e da sensibilização para a preservação do ambiente.
• Social: Através da promoção da interação social, do convívio entre os alunos e do desenvolvimento de valores como a cooperação, o respeito e a responsabilidade.
• Económico: Através da utilização de recursos disponíveis na escola e da otimização dos recursos existentes.
Conclusão
O projeto "Brigada dos Recreios Dinamizados por Jogos" acredita-se que irá contribuir para a criação de um ambiente escolar mais rico e positivo, promovendo o bem-estar dos alunos e a sua educação integral.