Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

ATL da Escola EB Mário Cunha Brito- Belas (Sintra)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Recursos Materiais
 Tintas
 Pincéis
 Sprays Grafiti
 Cartão reciclado
 Tesouras
 Fio sisal
 Furador
 Cola UHU
Recursos Humanos
 Crianças
 Animadores
Memória Descritiva
Começámos por reunir os elementos da Brigada (constituída por 6 alunos, dois do 1ºano; um do 2ºano; dois do 3ºano; e, um do 4ºano). Em seguida, a Brigada decidiu quais os jogos tradicionais que iria escolher, para a realização do projeto Recreios com Vida. Nomeadamente, a Macaca, o Jogo do Galo, o jogo Polícia-ladrão e, por fim, o jogo criado pela Brigada, A Floresta da Inclusão. Após a escolha dos jogos, reunimos os materiais necessários para a realização dos mesmos.
Através dos desenhos criados pela Brigada, idealizamos e baseamos os nossos jogos, tendo sido o tema escolhido “floresta”, como base criativa dos mesmos. Com os Sprays Grafiti e Tintas, passámos ao desenho dos jogos, nos espaços de recreio. Ao terminar os desenhos dos jogos, procedemos à elaboração dos complementos, para a concretização dos jogos, sendo estes o dado (para o jogo A Floresta da Inclusão) e o disco (para o jogo da Macaca). Para o dado foi utilizado caixas de cartão reciclado, cortado em seis quadrados iguais, pintamo-los de cores diferentes, furando posteriormente todos os lados, para uni-los com sisal. No disco, foi também utilizado cartão reciclado e, por fim, pintamos as faces da mesma cor. Para a concretização efetiva de todos os jogos, não foi necessário construir outras complementos, dado que as crianças serão as “peças” móveis, nos jogos.
A Brigada Recreios com Vida, acontece diariamente, sendo que os jogos se encontram nos espaços do recreio comum.
Jogos e Regras
Macaca
No jogo da macaca, o objetivo é saltar ao pé-coxinho por cima das casas da macaca e apanhar, sem se desequilibrar, o disco que está no chão. No regresso de cada percurso, o jogador tem de apanhar o disco sem cair e sem pisar as riscas.
Jogo do galo
O jogo do Galo é jogado por duas equipas, cada uma com três jogadores, num tabuleiro composto por uma matriz de três linhas por três colunas. Cada equipa joga alternadamente. O objetivo é conseguir que os três elementos de uma das equipas, esteja em linha vertical, horizontal ou oblíqua.
Polícia – ladrão
O campo do jogo é composto por 6 retângulos e corredores entre eles.
No início do jogo, cada equipa está nas extremidades opostas do campo.
Quando o jogo começa, os ladrões avançam para os retângulos e os polícias para os corredores.
Os polícias percorrem os corredores, tentando tocar nos ladrões, sem entrarem nos retângulos, nem pisarem as linhas. Um ladrão que seja tocado por um polícia é automaticamente eliminado do jogo.
O objetivo dos ladrões é alcançar a extremidade oposta do campo sem serem apanhados pelos polícias e sem pisarem os corredores ou as linhas.
A Floresta da Inclusão – Jogo criado pela Brigada
No jogo A Floresta da Inclusão, todos os jogadores iniciam o jogo na respetiva casa de partida, sendo que a cada jogador pertence uma cor (azul, lilás, vermelho e branco).
O tabuleiro conta com vinte e oito casas comuns por onde se deslocam os jogadores. Quatro delas chamam-se grutas de proteção e são representadas com uma folha no centro, onde os jogadores ficam a salvo. Existem vinte casas não comuns, cinco para cada jogador, contando com as quatro casas, onde cada jogador inicia o jogo; três delas chamadas cascata da vitória e sendo a quarta a meta.
Em três casas comuns, os jogos enfrentam consequências. Na casa cobra, os jogadores terão de recuar duas casas; na casa cogumelo, os jogadores avançam três casas; na casa flor, os jogadores terão de passar a vez.
O objetivo do jogo é que cada jogador chegue à casa da meta.