Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)
Regulamento:
Vídeo dos testemunhos:
https://drive.google.com/file/d/13ktuDJr20KCwAqW2XpLYDFvonrJzGJ2B/view?usp=sharing
Fotografias:
Memória descritiva:
Memória Descritiva “Recreios com vida”
Cada vez mais é fundamental promovermos o contacto com os espaços exteriores. Nos dias de hoje há um declínio deste contacto nos diferentes contextos em que a criança está inserida.
O exterior é um espaço privilegiado para o desenvolvimento global da criança. Desde a interação social às habilidades motoras; desde a regulação das suas emoções até à criação de estratégias para ajudar na resolução das dificuldades que encontram no dia a dia. E claro, o desenvolvimento da criatividade e imaginação.
Desta forma, implementamos no Centro Social de Calendário a sugestão da Eco-escolas, os "Recreios com vida" onde a Brigada deste projeto é responsável por promover atividades no exterior com toda a comunidade educativa.
Este projeto proporcionou o enriquecimento das atividades no exterior e o resgate dos jogos tradicionais que caíram em desuso.
A corrida dos sacos foi uma das atividades mais impactantes e realizado com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. Este foi um momento divertido, mas também desafiante, para as crianças que foram muito perspicazes na procura de soluções para as dificuldades encontradas. Assim, foram persistentes e conciliaram o equilibro e coordenaram os pés dentro do saco para evitar cair e cumprir o objetivo de chegar primeiro à meta.
Também desenvolvemos um jogo de associação de cores em equipas. As equipas para se ajudarem mutuamente e para dar enfase à questão da inclusão. De forma aleatória foram distribuídos por equipas e à “ordem” do adulto cada equipa tinha de procurar uma cor. Este jogo tornou-se muito significativo pois já no final tentaram criar padrões com os arcos de cor (amarelo, azul, vermelho… amarelo, azul vermelho).
Os “Recreios com vida” proporcionaram novas dinâmicas ao nosso tempo de exterior, um contacto mais próximo com os nossos espaços exteriores, mas desta vez, com mais oportunidades para as crianças. Quando promovemos atividades com todas as crianças na natureza, no exterior e ainda resgatando tradições, temos a certeza de que estamos no caminho certo.