Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Fotografias:

Memória descritiva:
PROJETO ECO-ESCOLAS 2023/2024
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do projeto: “RECREIOS COM VIDA”
Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Professor(a) coordenador(a): Raquel Olas
Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Email: mundodacrianca@scmrg.pt
2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS
O Projeto “Recreios com Vida” consiste na realização e dinamização de jogos dentro do recinto do CATL, preferencialmente jogos tradicionais.
Numa primeira fase, foi apresentado às crianças (grupo entre os 4 e 10 anos) o projeto e suas linhas orientadoras de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. Após esta breve introdução, passou-se a uma pequena pesquisa, tanto online como nos livros disponibilizados na página e os que tínhamos no CATL tais como: “Jogos para a PRIMAVERA” e “Jogos de Engenho”. Chegamos a um consenso e escolhemos alguns jogos:
- Carinhas (tiro ao alvo);
- Bowling;
- Jogo do Galo;
- Sacas;
- Pião
-Lencinho
A partir desta base, o grupo procedeu à organização das fases de trabalho:
- Definição de estratégias;
- Plano de trabalho;
- Escolha e recolha de materiais;
- Reutilização do material recolhido.
Materiais utilizados na construção das peças dos jogos: tintas; pequenas peças de madeiras dadas por um pai; sisal; garrafas plásticas; papel autocolante; latas; tampas plásticas; CDs; berlindes (a maioria destes materiais as crianças trouxeram de casa).
Em suma, é uma forma de valorização do recinto do CATL e ao mesmo tempo de momentos de comunicação, partilha e convívio entre os intervenientes.