Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB da Lagoa (Gondomar)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Escola Básica da Lagoa – Valbom Gondomar
Idade dos alunos: 6 aos 10 anos
Anos de escolaridade: 1º ao 4ºano
Número de alunos: 88
Memória Descritiva Projeto “Recreios com Vida”.
O Projeto “Recreios com Vida”, surgiu pela necessidade de dinamizar o espaço do recreio. Sendo uma escola com espaço de recreio adequado ao número de alunos, 88 no total do 1º ao 4º ano de escolaridade, tem um campo de futebol com duas balizas e dois cestos de basquetebol. Existe um calendário semanal em que cada turma faz uso do campo. No entanto, sentiu-se a necessidade de criar espaços diferentes de brincadeira e por à disposição dos alunos outro tipo de jogos, pois os alunos que não apreciam estas modalidades, sentiam-se limitados nas suas brincadeira. Assim surgiu a ideia de por à sua disposição jogos tradicionais e outros mais atuais. Fez-se um levantamento junto dos alunos acerca dos jogos que conheciam e que gostariam fossem escolhidos e concluiu-se quais os jogos selecionados. Escolheram-se os seguinte jogos: Jogo da elastico, Jogo do saco e como a escopla já possuia uma mesa de tenis, solicitou-se à associação de pais que providenciasse os materiais que faltavam, sendo eles as raquetas e a divisória central da mesa. A turma selecionada para constituir a Brigada dos Recreios com Vida foi o 3º ano de escolaridade, constituída por 24 alunos. São eles que, orientados pela professora titular de turma, têm a responsabilidade de pôr à disposição da escola os materiais para a execução dos jogos. Para os jogos que exigem material específico, como bolas e raquetas, fez-se um escalonamento, havendo um dia específico para cada turma. A Brigada dos Recreios com Vida tem também a função de verificar se todas as turmas puderam usufruir do jogo que lhe foi escalonado naquela semana. Esta atividade mantém-se a cada intervalo, tendo-se apenas decidido que a Brigada dos Recreios com Vida devia ser rotativa, entre as várias turmas, o que acontece atualmente. Os recreios tornaram-se mais apelativos, conseguiu-se aproveitar o espaço exterior de modo harmonioso, que se tornou também mais bonito com as pinturas dos jogos no chão do recreio.