Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB Monte Aventino (Porto)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória Descritiva - ECOcorrida
Pela primeira vez, o Projeto “Recreios com Vida” foi implementado na EB Monte Aventino, durante o 3º período com uma periodicidade semanal – todas as sextas-feiras.
O nosso projeto consistiu na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da prática de atividades lúdicas durante o intervalo.
Pretendemos, com a organização desta atividade, promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, procurar envolver todos os alunos da escola, implementando uma prática inclusiva de partilha, de cooperação e de interação.
A dinâmica implementada recaiu em jogos tradicionais como a macaca, jogo da corda, saltar à corda, jogo do burro, jogo da malha, jogos com latas, bowling, arcos, jogo das andas, raquetas e dança, entre outros. Foi criado um novo jogo para este desafio, designado por «ECOcorrida».
Constituição da Brigada:
A Brigada foi dinamizada pela turma do 4ºA e foi assim constituída:
• Coordenadora e Professora Marta Gonçalves
• Assistente Operacional Ana Rita Cunha
• 24 alunos da turma (em cada sessão eram mobilizados 6 alunos para a orientação dos respetivos jogos)
Nº e nível de escolaridade dos alunos envolvidos
Dinamizadores: 24 alunos do 4º ano, turma A, com idades de 9 e 10 anos. Os 24 alunos foram divididos em três equipas de sete e oito elementos. Em cada sessão, uma das equipas, conjuntamente com os Docentes e Assistentes Operacionais, dinamizavam as atividades, distribuindo-se pelos vários jogos.
Alunos envolvidos/participantes: 96 alunos do 1º ciclo com idades de 5 a 10 anos e 25 alunos do Jardim de Infância com idades entre os 3 e os 6 anos.
Nº e tipo de atividades desenvolvidas
Foram desenvolvidas 5 atividades fixas em cada sessão dos recreios com vida: Corrida nos Arcos; Corrida de Andas; Corrida de Bolas; Saltar à Corda; e ECOcorrida.
Paralelamente, foram implementadas outras atividades como a dança e jogos coletivos.
Relativamente à dinamização das atividades destacamos:
• No dia destinado à atividade, as Assistentes Operacionais e Docentes, e alunos responsáveis pela dinamização dos «Recreios com vida» fazem a montagem de todos os materiais e equipamentos nas respetivas áreas de jogo 15 minutos antes do intervalo.
• As áreas de cada jogo foram previamente definidas pela equipa de alunos, Professores e Assistentes Operacionais.
• No intervalo, cada turma é encaminhada para uma ou mais áreas de jogo, tendo a mesma um professor e um aluno da «Brigada dos Recreios com vida» ou uma AO a supervisionar.
• Ao fim de 5 minutos numa área, os alunos podem rodar para a área seguinte e, assim sucessivamente.
• Na semana seguinte, encaminham-se para outra área e, desta forma, podem participar em todas as atividades.
Frequência das atividades
O desafio foi implementado entre os meses de abril e junho todas as sextas-feiras. Sempre que o tempo o não permitia, era antecipado ou adiado. Deste modo, realizou-se sempre o desafio «Recreios com Vida» num total de 11 sessões até ao final do mês de junho.