Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica D. Manuel II (Maia)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Jogo das argolas
Trata-se de um jogo coletivo de coordenação motora e concentração.
Neste jogo procura-se consciencializar as crianças que o futuro do Planeta Terra está nas mãos de todos nós e que todas as nossas ações contam. Se queremos preservar o planeta, todos teremos de agir e consertar esforços para resolver o problema da poluição e os seus efeitos nos ecossistemas. Neste jogo foram utilizados materiais que procuram reduzir a pegada ecológica sendo, alguns deles, reaproveitados.
Os alunos organizaram-se em duas equipas. Os elementos de cada equipa lançavam, à vez, uma argola tentando acertar no pino. No final, ganhava a equipa que mais pontos obtivesse.
A Brigada do Recreio é constituída por pequenos grupos (dois alunos) das turmas do 4º ano, que de forma rotativa, e uma vez por semana, explica, demonstra, incrementa e coordena este jogo durante os intervalos, junto de todos os seus colegas.
Esta atividade constitui-se como mais uma opção de brincadeira muito animada. Além disso, coloca as crianças em contacto com os jogos tradicionais que fazem parte da nossa história e cultura, fazendo reavivar memórias que, por vezes, parecem esquecidas.
Com o jogo, com a sua dinâmica e com os seus materiais é possível consciencializar as nossas crianças da importância da ajuda de todos para sermos uma eco-escola.