Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O Jogo do Galo Humano foi implementado com alunos do 1ºano de escolaridade, com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, numa turma com 17 alunos. Nas 6ªfeiras no final da componente letiva foi quando os alunos vinham para o exterior jogar. Houve momentos que o jogaram noutros dias, consoante os conteúdos programáticos a lecionar (ex. estudo das caraterísticas dos sólidos geométricos).
Os alunos não conseguiram dar nenhum testemunho oral para que fizesse parte do vídeo. No entanto, todos gostaram muito de jogar o jogo do galo humano, ficando mais despertos para os conhecimentos das matérias, pois todos queriam ser vencedores.
Neste jogo foram averiguados os conhecimentos prévios dos alunos, muitas vezes em aulas de revisão de Matemática. Mas também utilizaram este jogo para desenvolver capacidades e competências noutras áreas do saber, como seja, o Estudo do Meio e o Português.
Este é um jogo tradicional infantil que permite trabalhar muito o raciocínio lógico e a resolução de problemas!