Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Ao longo do ano letivo 2023/24, os 17 alunos da turma B (3.º/4.ºano) da EB de Vilarinho do Bairro, desenvolveram várias atividades com vista a uma dinamização das áreas de recreio, através de um Projeto chamado “Recreio (con)vida” e que se encontra no âmbito dos “Recreios com Vida” proposto pelas Eco escolas. Tudo isto com o sentido de proporcionar momentos convívio, prazer e de reduzir os conflitos entre alunos, bem como de estabelecer e/ou fortalecer uma relação intergeracional entre os mais novos e os mais velhos (pais e avós) e de desenvolver competências de organização pessoal e interação social através do brincar.
De entre as atividades desenvolvidas destacam-se: identificação/debate entre alunos sobre as causas apresentadas como de maiores conflitos (querer sempre ganhar, não cumprimento de regras, dificuldade em partilhar materiais e espaços); definição das zonas de recreio a intervir (recreio exterior); recolha e organização de materiais/jogos já existentes na escola; construção de novos materiais(dominós, bolas de trapos;criação de novo jogo (“Trapos da caixa”) com inspiração nos jogos tradicionais aprendidos ; elaboração de folhas de registo, monitorização e requisição; receção de pais e avós para conversa/entrevista sobre o “seu brincar” e transmissão de ensinamentos práticos nos jogos que melhor dominam (danças de roda, lengalengas, pião, berlinde, elástico, caricas, malha, …); escrita de notícias sobre as visitas, para publicar nas redes sociais da escola e na imprensa local; pinturas no recreio ( pista para jogo das caricas, macaca, jogo do galo, sequências, marcações para “Trapos na caixa”), apresentação do projeto com convite à comunidade escolar, para participação em atividades de demonstração/experimentação, durante a realização da “XVI Caminhada pelo Coração”.
As atividades de jogo, nos tempos de recreio, foram dinamizadas/orientadas por alunos voluntários da turma que, aos pares, foram constituindo a Brigada.
Tudo isto permitiu aos alunos desenvolverem competências linguísticas e de comportamento bem como desenvolver/consolidar conteúdos de forma interdisciplinar.
De entre os resultados positivos, relativamente ao comportamento e à aprendizagem, destacam-se o maior cuidado dos alunos com os materiais/jogos à disposição, maior cumprimento das regras definidas, o interesse demonstrado na preparação das receções aos visitantes e à sua participação e comportamento durante as mesmas, o respeito pelo tempo dos mais velhos, o interesse por aquilo que disseram e o modo como no final se mostraram agradecidos.