Escola EB 2,3/S João Garcia Bacelar (Cantanhede)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho dos Teixoeiros_Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar- Tocha
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
3800m
Duração aproximada:
58 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
18 postos/ 5 estações/
Tema do Trilho:
No Trilho dos Teixoeiros -Património e Biodiversidade
Temas das Estações:
- Património histórico e cultural;
- Património rural gandarês;
- Sentir a Lagoa;
- Fauna e flora;
- Invasoras-Fauna e flora
Fichas de Estações:
- Trilho-dos Teixoeiros-Ciência_Estacção_Património gandares.pdf
- Trilho-dos Teixoeiros-Ciência_Estacção_Pratimónio histórico e cultural.pdf
- Trilho-dos Teixoeiros-Ciência_Estacção_Sentir a lagoa.pdf
- Trilho-dos Teixoeiros-Ciência_Estacção_Fauna e flora.pdf
- Trilho-dos Teixoeiros-Ciência_Estacção_Invasoras.pdf
- Cartazes Eco Trilho.pdf
Autores:
Alunos do 9º ano, docentes das turmas e coordenadoras Eco-Escolas e Ciência Viva.
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A atividade “Eco-Trilhos”, integrada no programa Eco-Escolas, foi desenvolvida no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e do projeto “Literacia para a Floresta”, envolvendo as turmas A, B e C do 9.º ano. O tema da atividade foi “Trilho dos Teixoeiros”, com o objetivo de promover o conhecimento da biodiversidade local, a valorização do património natural e edificado, e a educação para a sustentabilidade.
As disciplinas envolvidas foram:
• Ciências Naturais: observação da paisagem, identificação da fauna e flora, e análise da biodiversidade.
• Físico-Química: aplicação de conceitos como o pH, alterações climáticas e sustentabilidade, com foco na importância da água e na medição de distâncias no percurso.
• Português: elaboração de textos e pesquisa sobre os temas abordados.
• Educação Física: planeamento e realização de um percurso pedonal entre a escola e a Lagoa dos Teixoeiros, com recurso à aplicação Wikiloc.
A atividade culminou numa visita de campo realizada no dia 28 de abril, com o acompanhamento de docentes, monitoras do projeto Literacia para a Floresta, representantes do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede, coordenadoras dos projetos Eco-Escolas e Ciência Viva, e elementos da GNR - Escola Segura. Durante a saída, os alunos exploraram a geodiversidade, biodiversidade e património local, com destaque para a observação de espécies autóctones e invasoras. Utilizaram as aplicações iNaturalist para identificar seres vivos e Merlin Bird ID para aves, aplicando conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Os alunos traçaram o percurso no Wikiloc, identificando pontos de interesse ao longo do caminho entre a vila da Tocha e a Lagoa dos Teixoeiros. Foram organizados em grupos para preencher um protocolo com informações sobre os ecossistemas observados, incluindo estudo de água , solo e estratégias de controlo de espécies invasoras, como a acácia-de-espigas e a erva pinheirinha.
A Lagoa dos Teixoeiros, os campos agrícolas e a floresta de pinhal estão situados numa zona protegida a nível europeu, designada Rede Natura 2000 – Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas e apresenta uma grande biodiversidade de extrema importância ecológica, sendo por isso necessário garantir a sua sustentabilidade e sensibilizar a comunidade para a sua preservação. Por isso os alunos elaboraram dois placards, um de fauna e outro de flora, que serão colocados na lagoa.
Foi também feito um flyer de divulgação que será entregue na junta de Freguesia da Tocha para ser distribuído pela comunidade local e visitantes.
Os alunos demonstraram muito empenho, interesse, capacidade de trabalho e cidadãos interventivos mais conscientes da necessidade de proteger este local.
Esta atividade demonstrou o valor pedagógico dos espaços naturais como recursos didáticos, promovendo competências essenciais do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e contribuindo para a sensibilização ambiental de toda a comunidade educativa.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: