Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Básica do Castro (Trofa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escollas_Eco-Trilho_EB do Castro II

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
6,22Km

Duração aproximada:
4horas

N.º de postos/estações/paragens:
5

Tema do Trilho:
A natureza e a descoberta do património local.

Temas das Estações:
A aventura inicia-se com uma visita à Antiga Estação do Muro, um vestígio da era ferroviária que, mesmo desativado, preserva a sua estrutura original e recorda a importância do comboio na ligação entre as freguesias e o Porto. A caminhada continua por caminhos rurais até à Capela de Nossa Senhora do Carmo, um pequeno templo que tem um grande significado para a comunidade, situado num local calmo e rodeado de vegetação.
Depois vamos em direção ao Castro de Alvarelhos, um dos sítios arqueológicos mais importantes da região Norte de Portugal. Este antigo povoado fortificado da Idade do Ferro oferece uma vista deslumbrante sobre o vale do Ave e permite imaginar como era a vida das comunidades que ali viveram há mais de dois mil anos. A rota cruza-se depois com o Trilho 3G, um percurso que representa a ligação entre três gerações de património: o natural, o histórico e o cultural, proporcionando uma experiência rica em biodiversidade e paisagens agrícolas.
Na parte final do percurso, passamos pela Ribeirinha da Aldeia, um pequeno curso de água que serpenteia entre campos e matas, criando um ambiente tranquilo e refrescante, especialmente agradável nas estações mais quentes. O trilho termina de volta à Escola Básica do Castro, encerrando uma jornada que combina o contacto com a natureza e a descoberta do património local.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos da turma 8º B1:
Afonso Neves Silva
Alexandre Torres Brás
Beatriz Carvalho de Melo Lima
Constança Isabel Rodrigues Ferreira Duarte Araújo
Diana Margarida Oliveira da Silva
Dinis Sá Barbosa
Eduardo Araújo Rodrigues
Francisco Santos Maia
Isaque Daniel Silva Nascimento
Luana Filipa Araújo Dias
Luís Filipe da Silva Carneiro
Maria Alice Duarte Teixeira
Martim Ramos Santos
Mateus Santiago Marques Moreira
Pedro Pinto Piloto
Raquel da Costa Barbosa
Saleha Asif
Santiago Dinis Moreira de

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação da turma 8.º B1 no projeto Eco-Trilho surgiu na sequência da Reunião n.º 2 do Conselho Eco-Escolas, onde os representantes da turma demonstraram um forte interesse em integrar esta iniciativa, após a apresentação das diversas atividades promovidas pela ABAAE.
Este entusiasmo foi posteriormente partilhado na Equipa Pedagógica do 8.º ano, sendo evidente o desejo do grupo-turma em explorar e conhecer melhor a natureza e o património local. Desde o início, os alunos mostraram-se motivados e empenhados, o que levou à mobilização de várias disciplinas para apoiar o desenvolvimento do projeto.
As disciplinas envolvidas foram: Ciências Naturais, Físico-Química, Inglês, Matemática, História, Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Física,
Os alunos organizaram-se em grupos e escolheram as estações do trilho com as quais mais se identificavam, associando a cada uma delas uma ou mais disciplinas, de acordo com os temas que pretendiam abordar. Esta abordagem permitiu uma forte interdisciplinaridade, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas.
Destacam-se os alunos Tomás Ferreira e Santiago Freitas, que contribuíram com propostas de trilhos e fotografias de possíveis paragens, recolhidas por eles próprios. Após uma análise conjunta e tendo em conta a proximidade à escola, foi definido o traçado final do percurso.
O local escolhido revelou-se pertinente por: estar próximo da escola, facilitando a logística e a participação de todos os alunos; permitir a exploração de diferentes temas curriculares em contexto real; valorizar o património natural e cultural local, promovendo o sentimento de pertença e responsabilidade ambiental.
O percurso definido é, assim, um reflexo do envolvimento ativo dos alunos, da colaboração entre docentes e da vontade coletiva de aprender com e na natureza, reforçando os valores da sustentabilidade e da cidadania ativa.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: